O coração da capital portuguesa durante os dias 8 a 11 de março vai respirar Moda em todas as suas artérias, graças a mais uma Semana de Moda lusa, que mostra as propostas dos criadores nacionais para a próxima estação fria.
O coração da capital portuguesa durante os dias 8 a 11 de março vai respirar Moda em todas as suas artérias, graças a mais uma Semana de Moda lusa, que mostra as propostas dos criadores nacionais para a próxima estação fria.
O tema
Em 2018, 25 anos depois, a ModaLisboa continua a viver com a mesma ambição de quando nasceu: criar para sempre. O objetivo não é viver para sempre, mas sim criar algo que tenha a capacidade de ser transversal às gerações futuras. Assim será na edição número 50 da ModaLisboa, ou simplesmente, N.50 que tem lugar no Pavilhão Carlos Lopes, à semelhança da edição anterior, e decorre durante os dias 8, 9, 10 e 11 de março. Nesta edição, a ModaLisboa N. 50, somos desafiados a olhar o mundo de uma outra forma e com um outro ritmo, reconhecer um novo movimento no que toca às tendências e uma diferente intensidade no que diz respeito ao tempo.
Fast talks: o papel dos media
O papel que os meios de comunicação têm na indústria da Moda é o tema a ser abordado nas Fast Talks, que tem como moderadora Joana Barrios e convidados como Haydée Touitou (escritora francesa), Olive Duran (fashion stylist norte-americana), Paul Gorman (ecritor e curador britânico) e Raquel Strada (apresentadora e infuencer).
Num mundo que está em constante mudança, onde os media em papel se vêem obrigados a desempenhar outras funções, que futuro terá a comunicação tradicional quando confrontada com esta alteração no paradigma da Moda e do lifestyle? Vão os media ser obrigados a alterar a sua linguagem ou sacrificar a comunicação para garantir o social? Têm os bloggers e influencers base, cultura ou alcance suficiente para poderem ser os jornalistas profissionais do futuro?
É sob estas e outras questões que se vai debruçar o debate. As Fast Talks realizam-se na Estufa Fria, em Lisboa, assinalando assim a abertura oficial da 50ª edição. Dia 8 de março, pelas 18h com entrada gratuita.
Wonder Room
Antiflop, Daniela Ponto Final, Flausinas, Joana Ribeiro Joalharia e Maria Beirão Portugal são 5 das 18 jovens marcas que vão marcar presença na próxima edição desta plataforma que se dedica a apoiar novas marcas. Este espaço, ao contrário do restante evento, é aberto ao público e poder ser visitado entre as 16h e as 21h, do dia 9, e entre as 14h e as 21h, nos dias 10 e 11.
WorkstationUma imagem vale mais do que mil palavras. E as imagens de Moda têm a capacidade se tornarem emblemáticas, algumas elas imortais. É por isso mesmo que a ModaLisboa continua a dar carta-branca aos fotógrafos que convida para esta plataforma. Porque só com liberdade artística é que se conseguem resultados crus, permitindo assim uma perspetiva diferente da indústria da Moda.
Para a 50ª edição, Ana Roque Di Pinho, Arlindo Camacho e Pedro da Silva são os três fotógrafos convidados para exporem o seu trabalho durante os dias 9, 10 e 11 de março, na área exterior do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A entrada é gratuita.
See Now, Buy Now: Gonçalo Peixoto
A Minty Square é a primeira loja online portuguesa a promover este conceito, e desta vez Gonçalo Peixoto é a marca que vai ver as suas peças à venda no minuto a seguir ao desfile (que acontece no dia 10 de março) terminar.
As propostas do criador português vão estar disponíveis, em exclusivo, até ao dia 20 de março, em mintysquare.com. Os preços variam entre os €200 e os €400, sendo que as peças vão ser produzidas dentro de 10 dias após a encomenda e entregues nos dias a seguir.
Sangue Novo
Uma vez mais a ModaLisboa dá oportunidade a novos talentos de mostrarem aquilo de que são capazes. É nesta plataforma que ficamos a conhecer os nomes do amanhã e, na edição de outono/inverno de 2018 do evento, na corrida ao primeiro lugar estão nomes como: Federico Cina, Rita Sá, Inês Nunes do Valle, Filipe Augusto, Opiar, Federico Protto, N’a Pas de Quoi e Isidro Paiva.
Nesta edição, terá oportunidade de ver oito trabalhos sobre a memória, a identidade, a atualidade, a cutlura, a subversão, a verdade e a emoção.
O grande vencedor, desta plataforma, vai ser escolhido pelo júri Sangue Novo que é constituído por: Eduarda Abbondanza (presidente da Associação ModaLisboa), Lidija Kolovrat (designer de moda), Paulo Macedo (stylist), Miguel Flor (diretor criativo da revista Principal) e Myra Postolache (fundadora da TSCOF Agency x New Talents).
O calendário oficial
O Vogue.pt transmite tudo em direto - tanto os desfiles como as Fast Talks.
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