Sheng Jiapeng/China News Service/VCG via Getty Images
O desfile de barcos no rio Sena promete ser um espetáculo gigantesco.
O verão de 2024 assegura um espetáculo desportivo sem igual, com Paris como a deslumbrante peça central. A cidade do amor e da Moda prepara-se para se tornar também na cidade do desporto, como anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2024. Naturalmente, a cerimónia de abertura vai ser diferente de todas as outras. Quer seja um fã de desporto, ou apenas queira desfrutar de uma noite de cultura e magia, aqui está tudo o que precisa de saber para não perder nada deste evento histórico.
Pré-festa
Ainda antes de tudo isto, haverá uma pré-festa especial na noite anterior à cerimónia de abertura: o Prelúdio dos Jogos Olímpicos. Este evento exclusivo será organizado por alguns dos maiores nomes da Moda e do entretenimento. O presidente e diretor executivo da LVMH, Bernard Arnault, o presidente e diretor executivo da Comcast NBCUniversal, Brian Roberts, o diretor criativo da Louis Vuitton, Pharrell Williams, e a própria Anna Wintour darão as boas-vindas a um grupo muito especial para a derradeira noite.
Para a ocasião, os co-hosts Charlize Theron, Serena Williams, Rosalía e Omar Sy, receberão os convidados na Fundação Louis Vuitton. Durante a noite, estes poderão desfrutar de arte e entretenimento, mas também podem participar em jogos desportivos como ténis de mesa, matraquilhos, tiro com arco e basquetebol. Premiado com uma estrela Michelin, o chef Jean Imbert é quem está responsável pelas delícias culinárias, enquanto a Moët Hennessy ficará a cargo dos cocktails. Esta promete ser uma noite de diversão e luxo, com uma lista de convidados repleta de atletas olímpicos, artistas e atletas lendários.
Em honra desta ocasião especial, a Comcast NBCUniversal está a fazer um donativo à Olympic Refuge Foundation. Esta contribuição apoia tanto os futuros atletas olímpicos, como os participantes da Equipa Olímpica de Refugiados. Composta por 36 pessoas de 11 países diferentes, esta compete em vários desportos, incluindo atletismo, badminton e luta livre.
Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024
E, finalmente, chegou a hora do evento. A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos terá lugar na sexta-feira, 26 de julho de 2024, às 18:30, na hora portuguesa. Este é o momento em que os olhos do mundo estarão virados para Paris. Os anéis olímpicos serão revelados, a chama será reacendida e os Jogos de verão começarão oficialmente.
Este ano, Paris escolheu um local inovador. Em vez de um estádio tradicional, a cerimónia de abertura terá lugar no Sena e ao seu redor. Os atletas descerão este rio icónico de leste a oeste num desfile de cerca de 160 barcos. Isto permitir-nos-á também a vislumbrar monumentos mundialmente famosos como a Torre Eiffel, o Louvre e Notre-Dame. Podemos também adiantar que os barcos serão apresentados por ordem alfabética (em francês) dos países. França, enquanto país anfitrião, encerrará o desfile quando chegar como o último barco à Pont d'Iéna, antes da grande final na Place du Trocadéro.
O desfile dos barcos incluirá igualmente um espetáculo de acrobacias, dança, música e desporto nas margens do rio, dirigido por Thomas Jolly. Maud Le Pladec, responsável pela coreografia das atuações, já deu uma pista: “Não haverá ponte em Paris que não tenha bailarinos”.
Traduzido do original, disponível aqui.