O ano passado mudou a vida de todos os ucranianos. Tudo mudou para os cidadãos, para a economia do país e, principalmente, para a indústria da moda. Perguntámos a designers ucranianos e especialistas do setor como foram os últimos 12 meses para eles.
O ano passado mudou a vida de todos os ucranianos. Tudo mudou para os cidadãos, para a economia do país e, principalmente, para a indústria da moda. Perguntámos a designers ucranianos e especialistas do setor como foram os últimos 12 meses para eles.
© Vogue Ukraine
Recebemos as mais diversas respostas – desde emocionais às mais específicas. Durante esse período, muitos designers tiveram que repensar os seus negócios. Reconfigurar processos internos devido a bombardeios e apagões. Iniciar a expansão global, ou recorrer a um posicionamento próprio mais preciso para capturar nichos no mercado doméstico após a saída de players estrangeiros.
Litkovska
"2022 tornou-se um ano que nunca passará. Infiltrou-se no sangue e fez parte do DNA ucraniano por muitas gerações. Ampliou o espaço em milhares de quilômetros. Uniu e fortaleceu. Abriu portas antes fechadas. Esclareceu que somos mais forte e resiliente do que esperávamos. Um ano em que as pessoas ao seu redor se tornaram heróis, e a admiração por elas se tornou imensurável. Um ano que fez você se sentir mais afiado, brilhar mais, falar mais alto", descreve emocionada o ano que passou, a designer Lilia Litkovska . Nos 12 meses desde a invasão em grande escala, ela conseguiu muito – fez shows em Paris, Londres e Berlim, onde nunca se cansou de relembrar os acontecimentos na Ucrânia.
Guzema Fine Jewelry
"Para 2022, planejamos muitos eventos importantes para a marca. O primeiro e mais importante é a abertura da segunda boutique em Kiev, na rua Olhynska. Devido à eclosão da Grande Guerra, adiamos seu lançamento. Ainda assim, não abandonamos a ideia completamente - nossas portas se abriram no início de 2023. Preciso terminar o que comecei e mostrar a todos que a vida na Ucrânia continua apesar de tudo. Estamos aqui. Continuamos trabalhando, desenvolvendo e pagando impostos. Apoiamos nossos defensores na frente", diz a estilista Valéria Guzema, que combinou o desenvolvimento de sua marca com um trabalho ativo de voluntariado.
GUDU
"Como muitas outras marcas ucranianas, em 2022 focamo-nos no desenvolvimento internacional para manter o negócio. Mostramos as nossas novas coleções para um público internacional (compradores, imprensa, influencers) em Florença, Paris, Nova Iorque e Budapeste. Isso permitiu-nos descobrir novos mercados”, – lembra o designer da marca, Lasha Mdinaradze. Ele permaneceu em Kiev este tempo todo e continuou a trabalhar. “Outra grande conquista é o início das vendas em Estocolmo na primavera de 2022, na incrível department store local NK. O pedido saiu da Ucrânia depois de 24 de fevereiro. No entanto, ainda conseguimos entregá-lo na Suécia algumas semanas depois e mostrar aos nossos parceiros. Apesar de tudo, continuamos a trabalhar e a cumprir todos os projetos.”
Olēnich
“Descentralizamos completamente a produção e reestruturamos os processos dentro da equipa. Devido às dificuldades com as importações, passámos a utilizar nosso stock de tecidos e materiais. A loja online tornou-se o principal canal de vendas da marca para nós e é o suporte do negócio até agora. Graças a decisões de negócio ponderadas, a equipa Olēnich conseguiu realizar duas campanhas de vendas bem-sucedidas em 2022. E já realizamos a campanha de vendas primavera-verão 2023 em showroom físico, em Paris - pela primeira vez desde o início da pandemia. As nossas vendas no retalho ficaram aproximadamente no mesmo patamar de 2021. O nosso e-commerce, pelo contrário, cresceu, por isso, já é uma vitória para nós.”
Poustovit
"Tendo encontrado novos representantes na Europa, a marca Poustovit direcionou o apoio ao projecto Support by Poustovit, cujo lucro transferimos para organizações de voluntários e para as Forças Armadas da Ucrânia. Graças ao apoio dos parceiros e à confiança dos clientes, recolhemos e transferimos mais de dez mil euros e entregámos roupas quentes por 215.000 hryvnias para organizações públicas e defesa de território”, partilha a designer Lilya Poustovit, as boas notícias.
Malva Florea
A marca de Lviv Malva Florea mostrou uma nova coleção na semana de moda ucraniana duas semanas antes da invasão. E logo uma nova etapa começou para a designer Malva Verbytska. Exigiu ações decisivas: mover a logística para a Polónia, equipar a produção com geradores e baterias e criar uma nova estratégia de negócios: "Este foi um passo importante para a marca. Estarmos a trabalhar em novos mercados e uma estratégia de desenvolvimento estruturada dá-nos mais impulso para seguir em frente."
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Atelier Handmade
"O ano passado é difícil de descrever em poucas frases – começou com trabalho voluntário ativo, conseguimos organizar a entrega de ajuda humanitária da Europa para os pontos mais fervilhantes da Ucrânia, e já voltei ao trabalho em abril. E isso foi a pedido da minha equipa do Atelier Handmade – depois do primeiro choque, já estavam prontos para começar a trabalhar”, – recorda Anastasia Yershova. “Também no verão, juntamente com parceiros, lancei o projeto 'One Mria', um pop-up de marcas ucranianas em Londres para ajudar os nossos designers num dos mercados mais importantes da Europa. Já passamos duas temporadas de pop-up e estamos prontos para desenvolver a iniciativa numa escala ainda maior”.
LBK Agency
“Quando a guerra começou, decidimos ajudar a indústria, fazendo o que sabemos fazer de melhor – promover o desenvolvimento de negócios e aumentar as vendas. Foi assim que surgiu a ideia de realizar consultorias gratuitas para marcas ucranianas. Não esperávamos tamanho fluxo de candidatos e realizamos mais de 150 consultas, cerca de 200 horas de trabalho. As primeiras reuniões foram mais como apoio psicológico, mas depois o vetor de conversas mudou para ações precisas. Estamos orgulhosos dos empresários ucranianos que nos contactaram num momento de incerteza, de emigração forçada e sob o fogo de mísseis inimigos, com o objetivo de salvar negócios e apoiar a economia da Ucrânia. Em seguida, iniciamos a cooperação com mais de 20 marcas e agora cuidamos ativamente de seu desenvolvimento”, diz a fundadora da LBK Agency Alyona Grinchenko. “O que não esperávamos e ficámos agradavelmente surpresos é que algumas de nossas marcas já recuperaram as vendas no mercado ucraniano em agosto de 2022. E algumas até superaram o pré-guerra em indicadores”.
Frolov
"Realizámos eventos profissionais nas semanas de moda mais importantes: Milão, Paris e Nova Iorque. Usámos a moda para visualizar a jovem Ucrânia criativa e apresentámo-la ao mundo. Lançámos um projeto de solidariedade que arrecadou mais de 1,5 milhões de hryvnias para ajudar os fundos da instituição de caridade ucraniana", o designer ucraniano Ivan Frolov descreve sucintamente seus sucessos. Além disso, a marca FROLOV conseguiu aumentar significativamente seu reconhecimento global. O look da marca ucraniana tornou-se uma das imagens da primeira apresentação de Beyoncé após uma pausa de vários anos. Além disso, Ivan Frolov participou no desenvolvimento de figurinos para o novo videoclipe do cantor Sam Smith. No momento da redação deste artigo, foi visto 12 milhões de vezes no YouTube.
T. Mosca
“Quando percebemos que o percentual de pedidos na Ucrânia caiu drasticamente, começamos a pensar em como diversificar os canais de venda”, comenta a designer da marca T.Mosca, Oksana Shapovalova. A co-fundadora da marca, Kateryna Kvit, acrescenta: “Para se destacar num ambiente altamente competitivo e fazer com que os consumidores estrangeiros se apaixonem pela marca, a equipa começou a trabalhar no rebranding. Atualmente, T. Mosca e Katerina Kvit estão com novos pontos de venda em Milão e Londres, e os indicadores no mercado ucraniano são -25% desde o período pré-guerra”.
Alice K
O foco das empresas de moda no desenvolvimento local não foi perdido. Isso é demonstrado pelo exemplo da marca ambiciosa Alice K. Graças a um conceito claro e vetor de ações, o nível de confiança e reconhecimento de uma marca na Ucrânia cresceu significativamente. Após o lançamento de muitos mass markets, as pessoas começaram a prestar mais atenção às marcas ucranianas, permitindo-nos apresentar a Alice K aos consumidores."
Paskal
“As conexões internacionais desenvolvidas tornaram-se uma grande vantagem e apoio para nós”, afirma a designer Yulia Pascal. Graças a isso, criámos coleções dentro do calendário habitual e participámos em eventos internacionais de moda. Passamos temporadas em Paris com sucesso e participamos em vários pop-ups. Um momento brilhante foi a participação na vitrine de designers ucranianos com o apoio da Vogue Ucrânia, Condé Nast, Câmara de Moda francesa, além da presença de Anna Wintour. Lá, sentia-se como somos fortes quando estamos unidos e quanto apoio a Ucrânia tem da comunidade mundial.”
The White Rabbit Agency
"Durante este ano, ficamos ainda mais convencidos do poder de uma estratégia de comunicação eficaz e adequada. Uma das conquistas mais poderosas para nós pessoalmente foi o apoio da imprensa estrangeira. Após o almoço no primeiro dia do grande invasão, enviámos a toda a nossa base de contactos informação sobre o que se passava na Ucrânia. A Vogue Portugal foi uma das primeiras a apoiar esta onda de informação. Depois foram inúmeras as publicações e entrevistas, tanto em nome da agência como em conjunto com os nossos clientes ucranianos”, diz a agência White Rabbit. “Também ficamos impressionados com o fato de que a maioria dos pedidos dos nossos serviços este ano foram de marcas ucranianas. Um verdadeiro sucesso foi o nosso programa de orientação de marca e relações públicas. Ensinamos marcas a construir comunicações por conta própria nos seus casos específico. Os resultados do programa são impressionantes – as principais publicações mundiais escrevem sobre marcas ucranianas. E vestem estrelas e iniciam colaborações no comércio a retalho. Mudança significativa e cristalização da sua essência, fruto do seu trabalho sob a nossa supervisão. Apesar da guerra, também há procura na criação de novas marcas por todo o mundo – ajudámos a lançar várias ao longo do ano, principalmente uma ucraniana. Também aprofundamos significativamente o nosso trabalho com iniciativas sociais e eventos culturais — em novembro, fornecemos apoio de relações públicas para um festival cultural interdisciplinar em Tbilisi. Foi dedicado às pontes entre as culturas ucraniana e georgiana. Ambas sofreram durante séculos com o imperialismo russo. Agora estamos a trabalhar num evento de angariação de fundos ucraniano que acontecerá daqui a algumas semanas em Nova Iorque. Conquistas significativas para a agência também foram a realização de vários eventos na Paris Fashion Week em junho e setembro do ano passado, e agora estamos a preparar-nos ativamente para a estreia de dois dos nossos clientes em Paris, já no início de março – Santa Brands e DiStavnitser”
Elenareva
"Agora o mundo está aberto para o produto ucraniano, por isso, perseguimos o online: lançamos publicidade no mercado europeu e norte-americano, iniciamos uma cooperação com uma agência de relações públicas em Londres e conquistamos clientes no B2B. A sinergia dessas ferramentas ajuda a marca a avançar para novos mercados, continuando a criar coleções na Ucrânia", a designer Olena Reva partilha a sua experiência. Após a invasão em grande escala, a marca sofreu uma queda nas vendas diretas no mercado local. Ainda assim, foram tomadas medidas concretas para mudar a situação.
Lesi Pak
“Acreditamos na Ucrânia, por isso lançámos a nossa marca no final de 2022. A Lesi Pak atua num nicho restrito – roupas infantis feitas à mão, incluindo vestidos de batizado”, diz a fundadora da marca, Lesi Pak. “Criamos coisas que podes passar para as gerações futuras e formar continuidade e tradições, o que agora é extremamente importante para os ucranianos. Apesar de todas as dificuldades organizacionais, é importante continuar a formar os valores corretos hoje. Passo a passo, devagar, mas com uma clara consciência de que somos ucranianos .”
Ready-to-Wear Agency
"No ano passado, o mês mais stressante para a nossa agência foi março, porque toda a imprensa de moda importante falou sobre a guerra na Ucrânia através de histórias de designers ucranianos. Assistimos a Coco Rocha e Leonie Hanna em J'amemme enquanto líamos simultaneamente as notícias sobre o ataque a Kiev. E apesar das circunstâncias, este ano, duplicámos a nossa dimensão em termos de clientes e da equipa. Alguns processos tiveram de ser reconstruídos de acordo com novas realidades – a logística de samples para sessões fotográficas e as saídas de celebridades e influencers. Talvez os meses mais difíceis para os nossos clientes tenham sido outubro e novembro, quando as fábricas enfrentaram a falta de eletricidade. Mas agora vemos apenas otimismo, o desejo de trabalhar, não graças a, mas contra as circunstâncias", diz Lisa Zhornik, fundadora da Ready-To -Vestir.
Andreeva
"Mesmo antes da invasão em grande escala, a nossa marca estava focada principalmente no mercado internacional, principalmente o americano. No entanto, toda a nossa produção é na Ucrânia, por isso, como toda a gente, enfrentámos problemas de logística, falta de materiais e apagões”, diz a designer Olga Andreeva. “Apesar dessas dificuldades, entendi que era necessário ajudar os outros, por isso procurámos ativamente a cooperação com mulheres que foram forçadas a mudar de cidade e a reconstruir a sua vida. Demos-lhes trabalho e apoiámos as suas famílias”.
Oberig
“Nos primeiros meses da guerra, fizemos tudo para salvar as nossas famílias e a equipa. Quando percebemos que estávamos mais ou menos seguros, voluntariámo-nos, nomeadamente para costurar peças importantes para a frente de batalha – redes de camuflagem e casacos. Depois de consultar a equipa, o próximo passo foi, às nossas próprias custas, fazer alianças de casamento para os nossos heróis que se casam neste momento difícil. Mais de 1.950 alianças foram entregues aos noivos da ZSU”, diz Tetyana Kondratyuk, fundadora da marca de joias Oberig. “Transferimos a produção de Kharkiv para o oeste da Ucrânia e ajustamos todos os processos quase do zero. Atualmente, estamos a trabalhar e a enviar parte dos lucros para as Forças Armadas. No outono, lançamos uma nova coleção, Letters that Matter, cuja base foi o sinal Zhiva - um símbolo da vida e as letras dos alfabetos ucraniano e latino. O slogan ‘Força em si’ é de grande importância para uma marca e cada um de nós na Ucrânia."
Aisenberg Denim
"O medo é inimigo da realização. Enquanto tomava medidas para mudar o negócio, repeti essa frase para mim mesma como um mantra e continuei a seguir em frente. Esta etapa da vida da empresa é um teste árduo. É um grande desafio a renovação dos processos empresariais e trilhar um caminho com muitas incógnitas. Levei dois meses para analisar as necessidades do mercado, reformatar os processos empresariais e dar esse salto para um projeto de investimento de alto risco e caro. Agora a marca trabalha de Odesa (nosso coração e alma) e Berlim” – uma cidade que respira liberdade, lembra Tetyana Fedoseyeva, fundadora da Aisenberg. “Sinto uma ligação muito próxima entre Berlim e a Ucrânia. Os ucranianos são democráticos, emocionais, individualistas, religiosos, amantes da paz e, o mais importante, amantes da liberdade e amor pela sua terra. Berlim, como um espelho, reflete muitas das características listadas. Também é hospitaleira para todos os que querem encontrar a felicidade nesta grande cidade. É multifacetada e multinacional, e a semelhança mais crucial é a liberdade. É uma cidade de gente livre. A missão da Aisenberg Denim é levar a beleza do Made in Ukraine para todo o mundo. Trabalhamos nisso todos os dias.”
Fashion Office
“Durante um período tão difícil, ganhámos coragem para nos tornar mais do que uma agência de relações públicas para os nossos clientes – uma consultora em muitos assuntos, uma melhor amiga e uma terapeuta Gestalt. Vivemos sinceramente estas dificuldades com cada designer e empresário e estamos preparados para novos desafios. E deu certo – os clientes não se perderam, pelo contrário, viram a luz ao fundo do túnel e além dela – novas ideias, projetos e inspiração. A família de marcas do Fashion Office incluía empresas de Kherson, Kharkiv, Bucha, Kiev e Dnipro, que, apesar das operações militares, conseguiram manter toda a equipa, passar pelo complexo processo de reestruturação e, no sentido literal da palavra, começar tudo do zero”, Julia Smidovych e Yevgenia Portfilova do Fashion Office partilham as suas memórias. “Como agência, realizamos um evento beneficente em França nos primeiros seis meses da guerra. Organizámos dezenas de pop-ups na Europa. Trouxemos três marcas para o mercado americano e realizamos desfiles de moda em Bruxelas e Viena. Fizemos colaborações com celebridades europeias e ucranianas, fotografámos dezenas de lookbooks em Kiev e recebemos muito apoio da imprensa mundial mais relevante. É tudo inspirador. Este apoio informativo da Ucrânia em todo o mundo é uma nova oportunidade, e as dificuldades sempre nos fortalecem.”
Guranda
"A guerra mudou muito na nossa vida e negócios. Houve um problema de logística devido à ocupação de Kherson. Estamos a trabalhar incansavelmente: transferimos a produção para o oeste da Ucrânia. O primeiro e mais importante foi encontrar bons equipamentos, materiais e costureiras, para que a qualidade não fosse prejudicada com a mudança. Tudo o que trabalhávamos ficou em Kherson, então tivemos que começar tudo do zero”, diz a designer Olena Guranda. “Quando as entregas da Europa foram interrompidas, foi essencial ajustar os processos logísticos. Os acessórios são uma parte importante dos nossos produtos. É tudo bordado à mão com adornos. Além disso, estamos a fazer todos os esforços para trazer a marca a nível mundial – apresentamos a coleção como parte da Semana de Moda em Budapeste, e em seguida, realizamos um desfile em Bruxelas com o apoio da Semana de Moda Ucraniana. Atrizes e influencers famosos em todo o mundo escolheram os nossos vestidos para as suas presenças. Estamos a preparar várias colaborações de alto nível.”
Fox Lingerie
"Desde o início da invasão, a prioridade tem sido cuidar do nosso staff e clientes, ajudar os refugiados e o exército. Este ano abriu os olhos da equipa para as prioridades de negócios e finalmente entendemos o vetor de desenvolvimento. É por isso que fechamos todas as lojas no centro comercial, continuamos a trabalhar online e expandimos o corner em TSUM. Já estamos a desenvolver com sucesso a direção B2B. Toda a produção foi na Ucrânia e assim permaneceu. Devemos ser uma marca ucraniana para trabalhar e pagar impostos aqui. Acreditamos e continuamos a trabalhar!" diz Yuliana Hansel, fundadora da marca Fox Lingerie.
Lado Agency
"Depois de 24 de fevereiro, era mais importante do que nunca falar sobre as empresas ucranianas no cenário internacional, para que mais estrangeiros as conhecessem e as apoiassem financeiramente. E conseguimos: recebemos dezenas de publicações, influencers escolheram os itens dos nossos clientes e marcas ucranianas admiradas. Até 2022, realizamos eventos de alto nível para a Kérastase, Guerlain, Givenchy e Barbie. Desde o início da guerra, convidamos muitos patronos, estrelas e políticos locais para jantares beneficentes em Nova Iorque, Paris, Nice, Varsóvia e Praga. Dessa forma, foi possível arrecadar mais de 20 milhões de hryvnias para as necessidades das Forças Armadas da Ucrânia. Não há cansaço em 2023. Só orgulho para todos nós, o desejo de desenvolver ainda mais e trabalhar para nos apoiarmos uns aos outros e a Ucrânia", dizem Ladik Kostandyan e Ilona Burak.
I Am Volya
"O projeto I Am Volya foi criado em Londres após o início de uma guerra em grande escala na Ucrânia. Queríamos reunir os melhores designers para apresentar aos britânicos a cultura ucraniana moderna. Também foi importante tornar-se uma ponte entre os ucranianos que acabaram em Londres e as marcas que todo o mundo ama. I Am Volya apresentou a Frolov e a Kseniaschnaider, que acabaram de mostrar novas coleções na London Fashion Week, e muitas outras marcas incríveis. É importante para nós construir comunidades e unir os ucranianos. É por isso que nós mantemos pop-ups temáticos para conhecer e manter o contato com os nossos na Grã-Bretanha uma vez por temporada", diz Maria Sevant, fundadora de uma boutique online de marcas ucranianas em Londres.
Traduzido do original aqui.
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