A nova campanha da Montblanc, The Library Spirit, leva-nos a descobrir o globo através de uma jornada pelas suas bibliotecas.
Rouge et Noir. Assim se chamava o primeiro instrumento de escrita da Montblanc, revolucionário por eliminar o risco de manchas de tinta. O nome referia-se à forma mais segura de jogar na roleta: apostar no vermelho e no preto ao mesmo tempo. Contudo, foi por mais do que mera sorte ao jogo que a maison criou um legado que se mantém até aos dias de hoje. O engenho e a criatividade têm sido as forças que impulsionam a Montblanc, e a relação estreita com a escrita, as palavras e o conhecimento, permanece atual, mesmo que a marca tenha expandido o seu imaginário com produtos diversificados. Assim, não existiria lugar mais representativo do espírito da Montblanc do que uma biblioteca para apresentar a nova campanha, The Library Spirit.
Estes espaços são janelas “cativantes e fascinantes para a alma de uma cidade, de um país, de uma cultura. São locais de esclarecimento, inspiração e criação onde as histórias são preservadas, as ideias são guardadas à espera de serem descobertas ou redescobertas.” É assim que Marco Tomasetta, diretor artístico da Montblanc introduz a inspiração por detrás da campanha, que encapsula perfeitamente o espírito da maison. De Milão a Londres, de Paris a Xangai ou de Nova Iorque a Lisboa, cada biblioteca tem um caráter próprio e espelha a atmosfera do local em que se situa através do poder universal das palavras e da identidade intrínseca a cada cidade.
As imagens da campanha, para além de reforçarem a forma como os protagonistas exploram estes espaços literários (quase de culto) e dão vida às ideias no papel, sublinham também a importância da secretária como um espaço íntimo e pessoal de exploração de ideias, onde livros são lidos e pensamentos são registados no papel com um instrumento de escrita Montblanc na mão. Xangai é uma das últimas cidades a ser destacada, com imagens captadas numa livraria local onde o ator e embaixador Jing Boran abraça a fusão entre o lado moderno da cidade e o tradicional da biblioteca. Já em Nova Iorque, os visuais da campanha foram captados na emblemática Biblioteca Pública de Nova Iorque, em Midtown Manhattan, que abriga uma vasta coleção de livros e mapas, incluindo a famosa Rose Main Reading Room. Os protagonistas são o modelo americano Garrett Neff, a modelo, atriz e entusiasta de livros Liya Kebede e o modelo James Turlington.
No entanto, as verdadeiras estrelas da campanha são as novas peças em pele da coleção Montblanc Extreme 3.0, o instrumento de escrita Montblanc StarWalker SpaceBlue Metal Fineliner, o relógio Montblanc 1858 Iced Sea Grey Dial e ainda os novos auscultadores MTB 03. Estas peças equilibram na perfeição os conceitos de forma e função - não descurando a elegância - e afiguram-se como a companhia ideal para percorrer a cidade (ou, quiçá, o mundo), mas são também os aliados perfeitos para que nos refugiemos no sossego e tranquilidade das bibliotecas.