Para o seu segundo desfile na marca, Andrea Incontri democratiza o conceito de Moda.
Para o seu segundo desfile na marca, Andrea Incontri democratiza o conceito de Moda.
© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton
Na capital italiana, a Semana de Moda é uma oportunidade para viajar no tempo. É pelo menos esta a filosofia de Andrea Incontri, o designer ao elmo da United Colors of Benetton. Para a coleção de outono/inverno 2023, Incontri decidiu explorar o legado industrial da marca. Uma história que parte da produção em série, e adota-a como ferramenta de estudo e de resposta às preocupações que a marca tem explorado ao longo das últimas décadas. O resultado final foi um impactante cenário, completamente espelhado, refletindo cada look inúmeras vezes.
Esta “viagem no tempo” começou com um tom incomum para a marca, que é um sinónimo de cor. Como que imitando o cenário completamente prateado, foi o cinzento que iniciou o desfile. Quatro looks monocromáticos, opulentos e elegantes, ainda que desprovidos de cor. Casacos de pele são adornados com detalhes em pelo. Incontri faz-nos esperar pela cor, introduzindo-a gradualmente, como se estivesse a contar uma história lentamente.
© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton
Assim que chega, é totalizante, enchendo-nos a visão. É dada especial importância às cores pastéis, símbolos da leveza associada à marca. Mesmo numa coleção introspetiva, a United Colors of Benetton faz questão de nos lembrar do ethos da marca: a Moda é suposto ser divertida.
A coleção continua a ser United Colors of Benetton na sua essência, mas, ao mesmo tempo, Incontri moderniza os códigos da marca italiana. Elementos naturais e orgânicos transformam-se em formas gráficas. Estes padrões (estranhamente semelhantes a emojis) apelam a uma audiência mais jovem.
© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton
A cor é uma das mais importantes imagens de marca da United Colors of Benetton. Mas, sobre a alçada de Incontri, existe um ajuste de prioridades. A saturação das cores é equilibrada com a versatilidade de certas peças. O designer italiano foca-se na polivalência das peças que produz enquanto diretor criativo.
Numa coleção centrada no tema do infinito, a United Colors of Benetton expressa o desejo de atravessar barreiras geracionais. Democratizando a roupa que produz, Incontri sumariza a coleção em quatro palavras: “Moda é para todos.”
© United Colors of Benetton
© United Colors of Benetton
A Vogue Portugal marcou presença em Milão e, tal como nós, outras celebridades portuguesas, como a atriz Ana Guiomar, juntaram-se aos nomes rotineiros da primeira fila do desfile da Benetton: Chiara Ferragni, Anna dello Russo ou Olivia Palermo.
Most popular
Relacionados
Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor
08 Jan 2025
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025