A embaixadora da Rolex Coco Gauff em acção no US Open em 2019, o ano que se juntou à família Rolex. ©Rolex/Jon Buckle
Após um ano repleto de momentos marcantes, assistimos novamente ao "crème de la crème" a disputar o título de campeão num dos torneios mais importantes do ténis, o US Open.
Não é só nos ecrãs do cinema ou nas red carpets - com os icónicos stilettos de Zendaya em forma de bola de ténis a la Loewe -, que o ténis é a personagem principal. Em Nova Iorque, a maior arena do mundo da modalidade volta a ser o palco do quarto e último Grand Slam da época. No icónico estádio Arthur Ashe é sempre garantido um evento memorável, tal como quando assistimos à tenista norte-americana Coco Gauff a ganhar o seu primeiro Grand Slam com apenas 19 anos, ou ao lendário Roger Federer a triunfar cinco vezes consecutivas, entre 2004 e 2008.
Marcando o regresso de ícones da modalidade, como Carlos Alcaraz, este ano, o US Open teve início a 16 de agosto e termina a 8 de setembro. Mais uma vez, conta com a presença da histórica relojoeira suíça Rolex.
Um relógio Rolex no Flushing Meadows.
©Rolex/Jed Jacobsohn
Numa relação que soma quase 50 anos, o ténis e a Rolex caminharam sempre lado a lado. Foi em 1978 que surgiu a primeira colaboração da casa com o mundo do ténis - no torneio de Wimbledon - e, desde então, a relojoeira suíça tem estado presente nos torneios mais prestigiados e ao lado de grandes jogadores. Nas palavras de Coco Gauff, “é isso que é inspirador numa marca como a Rolex e nos tenistas que apoia - trata-se de procurar melhorar e nunca ficar parado”. Foi em 2018 que a casa passou a ser Cronometrista Oficial do US Open, mais uma vez redefinindo a relação intemporal entre as duas instituições, e em 2024 este continua a ser um jogo feito em pares.
Considerado por muitos como o auge da modalidade, este torneio é inigualável, e para a jovem tenista Coco Gauff, uma das mais talentosas e promissoras atletas dos Estados Unidos, "ganhar o US Open [em 2023] foi uma sensação fantástica — uma emoção que nunca tinha experimentado antes e que, acredito, nunca mais voltarei a sentir." Com apenas 20 anos, Coco segue os passos dos grandes atletas que a precederam e revela que "os jogadores que mais me inspiram são Roger Federer e Carlos Alcaraz, ambos membros da família Rolex. O Roger é uma lenda do ténis; admiro-o desde criança e tenho um profundo respeito pela forma como ele aborda tudo." Com o seu talento e determinação, Gauff prova que não há limites para o que uma jovem atleta de elite pode alcançar no ténis mundial.
Embaixadora da Rolex Coco Gauff com o seu relógio pessoal.
©Rolex/Bart Michiels
Nos courts de Flushing Meadows, a Rolex e os seus embaixadores já contam com uma rica história de conquistas, e este ano não será exceção, com a excelência a alcançar patamares elevados. Para os que têm sempre um olhar atento sobre as bancadas, esta é a oportunidade ideal para admirar as celebridades nos seus visuais sofisticados e testemunhar a presença da elite, tanto dentro como fora do campo, com inspirações de estilo que vão do sportswear ao epítome do quiet luxury.
A silhueta de Manhattan ao pôr-do-sol, vista de Flushing Meadows.
©Rolex/Jon Buckle