É deles que retiramos inspiração nesta época em que mais se celebra o amor.
É deles que retiramos inspiração nesta época em que mais se celebra o amor.
Foi neste dia que, há 41 anos, Princesa Diana caminhou pelo altar da Catedral de São Paulo, em Londres, numa criação que viria marcar para sempre a Moda nupcial. A mãe de William e Harry é apenas um dos membros da realeza que se destaca pelo seu incomparável gosto no que diz respeito a vestidos brancos. Claro, quando se fala em casamentos de qualquer família real, não se pode esquecer que há certas restrições que não se aplicam à boda comum - raramente se avistam ombros à mostra ou transparências. Ainda assim, estes são os vestidos que marcaram a memória coletiva de quem seguiu atentamente estas novelas da vida real.
Princesa Diana (1981)
Se fosse possível encapsular o estilo de uma década numa única peça, o vestido de casamento de Diana Spencer seria a representação perfeita dos anos 80: a extravagância da cauda, o saiote, as mangas balão. David e Elizabeth Emanuel foram escolhidos a dedo pela princesa para desenhar a peça de tafetá de seda com detalhes de renda.
© Getty Images
© Getty Images
Princesa Beatrice (2020)
Em plena pandemia, a neta da Rainha de Inglaterra casou-se numa cerimónia privada em Windsor. Beatrice escolheu uma peça que reflete o caráter intimista do evento - um vestido que pertenceu a Isabel II. Desenhado por Sir Norman Hartnell, foi utilizado pela rainha em 1962 e sofreu algumas alterações para o casamento da princesa, que o fez acompanhar da tiara que a avó usou na sua própria boda.
Grace Kelly (1956)
Outrora fora atriz de Hollywood, mas em 1956 deu o nó com Príncipe Rainier III do Mónaco, tornando-se, assim, princesa. O vestido, desenhado por Helen Rose, consiste num corpete de gola alta coberto de renda, que abre numa enorme saia em paduasoy - um tecido de seda estruturada.
© Getty Images
© Getty Images
Rainha Fabiola (1960)
Em 1960, Fabiola de Mora e Aragão casava com Balduíno da Bélgica, passando a ser rainha Fabiola. A noiva utilizou um vestido desenhado pessoalmente por Cristóbal Balenciaga, que sabia que o segredo está nos detalhes. A peça em seda branca simples é completada com uma faixa de pelo no decote e outra à volta da cintura.
© Getty Images
© Getty Images
Kate Middleton (2011)
Esta não seria uma lista dos vestidos de casamentos reais mais memoráveis sem o que usou a esposa do príncipe William em 2011. A britânica deu o nó numa peça desenhada pela diretora criativa da Alexander McQueen, Sarah Burton, que se inspirou em Grace Kelly na gola alta de renda. Uma das grandes diferenças está no decote, que a noiva utilizou aberto em V.
© Getty Images
© Getty Images
Wallis Simpson (1937)
Foi, certamente, o casamento mais controverso do século passado - selou o futuro do seu noivo, rei Eduardo VIII de Inglaterra, que teria de abdicar do trono a favor da sua esposa (uma norte-americana divorciada). Wallis Simpson deu o nó num vestido pouco convencional desenhado por Mainbocher, uma peça de crepe seda azul claro. No final, parece que o sacrifício valeu a pena: o casal permaneceu junto até à morte de Wallis.
© Getty Images
© Getty Images
Charlene do Mónaco (2011)
Foi em 2011 que a nadadora olímpica se casou com príncipe Alberto II, passando a ser princesa consorte do Mónaco. Na boda, a noiva usou um vestido de ombros descobertos, desenhado por Giorgio Armani, que prova que são os pequenos detalhes que importam: a peça de seda estruturada está coberta de cristais bordados ao longo da frente do vestido.
© Getty Images
© Getty Images
Princesa Sofia da Suécia (2015)
O herdeiro ao trono sueco deu o nó com Sofia Hellqvist no Palácio de Helsínquia, em junho de 2015. A ex-modelo optou por um modelo mais tradicional desenhado por Ida Sjöstedt. Feito, essencialmente, em crepe de seda, o vestido tem uma camada delicada de renda a cobrir os braços e o decote, claramente inspirado nas influências de Kate Middleton.
© Getty Images
© Getty Images
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024
Relacionados
Uma viagem com a Massimo Dutti pelo universo criativo de Marina Abramović
29 Nov 2024