A seleção desta semana é dedicada inteiramente ao dia mais assustador do ano.
A seleção desta semana é dedicada inteiramente ao dia mais assustador do ano.
O pico da spooky season aproxima-se rapidamente e encontramo-nos à procura de novas tradições. Sim, podíamos simplesmente ver os habituais filmes com os seus previsíveis jump scares, mas até esses já nos aborrecem. E se este ano nos dedicássemos a uma forma de sentir medo bem mais ancestral. Referimo-nos claro aos livros de horror, muitos dos quais responsáveis pelos filmes assustadores mais icónicos da história do cinema. Está decidido, durante o resto do mês dispensamos as pipocas a favor de um bom chá para acompanhar as aterradoras narrativas dos livros presentes na lista abaixo.
The Turn of the Screw, de Henry James
A obra de Henry James é um dos clássicos de horror, uma das histórias de fantasmas mais importantes de sempre. Foi esta a obra que criou algumas das tropes basilares do terror moderno como a mansão no meio do campo, crianças com uma sensibilidade sobrenatural e uma ama emocionalmente volátil. Escrito em 1898, The Turn of the Screw é um representante perfeito do terror gótico, e um candidato excelente para ser lido à luz das velas.
Drácula, de Bram Stoker
Twilight, True Blood, Vampire Diaries: se quiser saber de onde vem o fascínio moderno por vampiros não precisa de ir mais longe do que Drácula de Bram Stoker. Escrito em 1897, o conto do conde Drácula sedimentou a mitologia que rodeia estes seres sobrenaturais. Se pensa que não pode ficar assustado com um mero livro, este poderá surpreendê-lo, aliás, aquando a sua publicação a obra de Stoker foi criticada por ser demasiado assustador para as sensibilidades da época.
The Shining, de Stephen King
Um inegável clássico, The Shining é uma das obras de ficção mais icónicas da história do terror. Popularizado pela sua versão cinematográfica, realizada por Stanley Kubrick, a história é considerada uma das mais assustadoras de sempre. Se já conhece o clássico do cinema não se acanhe de ler o livro, só através deste consegue entender o verdadeiro génio da escrita de King que, tal como no filme, nos induz lentamente a um estado de completo terror.
Coraline, de Neil Gaiman
No que é uma aparente história para crianças, esconde-se um verdadeiro terror. Coraline de Neil Gaiman foi pensado como uma história de terror para uma população mais jovem, mas tornou-se acidentalmente num dos mais arrepiantes contos deste século.
Something Wicked This Way Comes, de Ray Bradbury
Concluímos a nossa lista em grande, com Something Wicked This Way Comes, uma das obras mais aterrorizantes e imersivas de sempre. Publicado originalmente em 1962, a obra de Ray Bradbury explora noções do sobrenatural de forma extremamente complexa. No que é uma alegoria para os medos associados à vida adulta, a história é contada através de dois rapazes que, quando a chegada de um sinistro circo itinerante, são confrontados com o lado sombrio da sua pequena cidade.
O Vogue Book Club é uma rubrica semanal. Neste espaço, um membro da equipa da Vogue Portugal propõe-se refletir, ou apenas comentar, um livro - seja uma novidade literária ou um clássico arrebatador.Pode participar nesta discussão através da hashtag #VogueBookClub.
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024