A Vogue Ucrânia está a dar os seus primeiros passos no metaverse a apoiar a indústria da Moda ucraniana, à medida que a guerra continua a assolar o país.
A Vogue Ucrânia está a dar os seus primeiros passos no metaverse a apoiar a indústria da Moda ucraniana, à medida que a guerra continua a assolar o país.
© Matt Healy
© Matt Healy
A Vogue aliou-se ao mercado de NFTs The Dematerialised (DMAT) para distinguir os trabalhos de três designers: Bevza, Gudu e Ienki Ienki. Todas as três marcas vão mostrar os seus designs em Paris no dia 28 de setembro durante a Semana de Moda, antes das peças físicas serem transformadas em NFTs e estarem disponíveis para compra pelo DMAT.
“A Vogue UA não está limitada pela geografia - nós estamos onde os ucranianos estão”, diz o diretor Philipp Vlasov acerca da motivação por trás do projeto. “Esta colaboração com o DMAT é a nossa primeira aventura no metaverse, onde tencionamos estabelecer uma presença muito forte”. Irão seguir-se mais lançamentos de roupas e acessórios de designers ucranianos emergentes ou já conhecidos. “Ajudar a indústria da Moda a sobreviver e aguentar durante estas alturas difíceis é uma parte da missão revista da Vogue UA”.
Casaco Bear Michlin, Ienki Ienki.
Casaco Bear Michlin, Ienki Ienki.
O objetivo do projeto é ajudar os designers a encontrar formas novas e inovadoras de vender os seus produtos e ter lucro nestes tempos extraordinariamente difíceis. No passado, o DMAT já se aliou a Karl Lagerfeld (a coleção DMAT x Karl Lagerfeld esgotou em segundos em dezembro), e Nicholas Kirkwood num esforço para juntar o público da Moda e da web3 debaixo de um único telhado. Os designs lançados neste mercado variam entre figurinos digitais e vestidos de Alta-Costura feitos à medida.
Em linha com o lançamento da parceria com a Vogue Ucrânia, o DMAT está a abrir a cortina para revelar o seu novo espaço de descoberta, onde os visitantes podem experimentar os designs num ambiente de gaming. “Tem sido memorável trabalhar neste projeto com designers tão talentosos como Ienki Ienki, Gudu e Bevza”, diz Marjorie Hernandez, co-fundadora e co-CEO do DMAT. A sua co-fundadora Karinna Grant diz: “Sentimo-nos honrados por permitir a estes designers ucranianos atingir mais capital social e económico”.
Casaco Avant, Gugu.
Casaco Avant, Gugu.
Os compradores que adquirirem estes NFTs estão convidados a partilhar como usam as peças virtuais nas redes sociais, ao identificar @vogue_ukraine, e a Vogue UA utilizará a tag para fazer a curadoria de uma galeria de looks.
A equipa da Vogue Ucrânia ficou fragmentada quando a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022. “Estamos concentrados na nossa presença digital, a produzir conteúdo que ajude e que inspire força aos ucranianos, ao mesmo tempo que oferece ao mundo uma perspetiva do país a quem alguém se atreveu dizer que não tem o direito de existir”, Vlasov escreveu numa carta aberta em março, enquanto continuava a gerir a equipa em exílio. “Não vamos perder a esperança. A justiça deve prevalecer”.
Os NFTs vão estar disponíveis para compra a partir das 18 horas BST do dia 4 de outubro, exclusivamente no The Dematerialised, com os lucros a ir para os designers.
Most popular
O que acontece se jantar só fruta durante vários dias? Uma nutricionista responde
13 Jan 2025
Relacionados
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
Jack McCollough e Lazaro Hernandez deixam o cargo de diretores criativos da Proenza Schouler
15 Jan 2025