Atualidade   Entrevistas  

Vozes de Agora: Katerina L’Dokova

12 Jun 2018
By Tiago Neto

São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino.

Dançam as vozes num inquieto molde de palavras e a pele floresce-nos a toda a largura do corpo. São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino. Fotografia de Branislav Simoncík. Realização de Cláudia Barros.

A mãe, pianista, foi a porta de entrada na música mas a experiência não resultou. Voltou a tentar, mais tarde, mas o resultado foi o mesmo. Aos oito a simbiose com o piano foi definitiva e acompanhou-a até hoje. Katerina L’Dokova canta pequenos pedaços de luz, e é a certeza de que a voz nos pode, efetivamente, preencher o branco dos dias.

Influências? Muitas influências vêm da Natureza porque me inspira imenso. Quando estou na praia, por exemplo, chegam-me melodias que depois termino em casa. 

Primeira paixão musical? Maurice Ravel. 

As palavras são um espelho da vida? Não necessariamente.

O que é que sente a cantar que não sente em nenhuma outra altura? O tempo. Ele torna-se diferente, estica, parece que estamos a flutuar. 

Autorretrato em três palavras? Luz, som, reflexo. 

Passado ou futuro? Presente. 

Uma música para o resto da vida? Inventada. Sempre inventada.

 

Shiva, Beatriz Pessoa, Mynda Guevara, Sara Correia, Katerina L’Dokova, Elisa Rodrigues, Teresinha Landeiro, Russa e Diana Vilarinho são uma paisagem de sangue novo num panorama profundamente normativo. A música portuguesa tem hoje uma existência saudável e coberta de talento mas é também do crepúsculo da folhagem que a indústria respira. E esta, é a mais bonita de todas as suas constelações. Para o presente ou para o futuro. 

Artigo adaptado da edição de março 2018 da Vogue Portugal.

Tiago Neto By Tiago Neto

Relacionados


Beleza  

Shimmering Aura

29 Oct 2024

Notícias   Curiosidades   Eventos  

A nova geração da Moda de Nova Iorque: Diotima, Willy Chavarria, Luar e Zankov levam para casa as maiores honras nos Prémios CFDA 2024

29 Oct 2024

Atualidade   Moda  

As estrelas mais bem vestidas dos Prémios CFDA 2024

29 Oct 2024

Curiosidades  

Os 20 melhores disfarces de Halloween das celebridades

29 Oct 2024