São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino.
Dançam as vozes num inquieto molde de palavras e a pele floresce-nos a toda a largura do corpo. São jazz, são fado, são hip-hop e são nove. Nove razões para (re)descobrir que o presente e o futuro se escrevem no feminino. Fotografia de Branislav Simoncík. Realização de Cláudia Barros.
A mãe, pianista, foi a porta de entrada na música mas a experiência não resultou. Voltou a tentar, mais tarde, mas o resultado foi o mesmo. Aos oito a simbiose com o piano foi definitiva e acompanhou-a até hoje. Katerina L’Dokova canta pequenos pedaços de luz, e é a certeza de que a voz nos pode, efetivamente, preencher o branco dos dias.
Influências? Muitas influências vêm da Natureza porque me inspira imenso. Quando estou na praia, por exemplo, chegam-me melodias que depois termino em casa.
Primeira paixão musical? Maurice Ravel.
As palavras são um espelho da vida? Não necessariamente.
O que é que sente a cantar que não sente em nenhuma outra altura? O tempo. Ele torna-se diferente, estica, parece que estamos a flutuar.
Autorretrato em três palavras? Luz, som, reflexo.
Passado ou futuro? Presente.
Uma música para o resto da vida? Inventada. Sempre inventada.
Shiva, Beatriz Pessoa, Mynda Guevara, Sara Correia, Katerina L’Dokova, Elisa Rodrigues, Teresinha Landeiro, Russa e Diana Vilarinho são uma paisagem de sangue novo num panorama profundamente normativo. A música portuguesa tem hoje uma existência saudável e coberta de talento mas é também do crepúsculo da folhagem que a indústria respira. E esta, é a mais bonita de todas as suas constelações. Para o presente ou para o futuro.
Artigo adaptado da edição de março 2018 da Vogue Portugal.
Most popular
H&M relança peças de arquivo das suas colaborações emblemáticas com designers convidados
28 Oct 2024
O que é sexy agora? A Victoria's Secret apoia-se no seu passado para regressar às passerelles
16 Oct 2024
Relacionados
Notícias Curiosidades Eventos
A nova geração da Moda de Nova Iorque: Diotima, Willy Chavarria, Luar e Zankov levam para casa as maiores honras nos Prémios CFDA 2024
29 Oct 2024