Mariina Keskitalo fotografada por Carlos Teixeira e com styling de Gloria Alafarga para o The Bridal Affair da Vogue Portugal, o suplemento de casamentos publicado em março de 2024.
Mais fornecedores disponíveis, melhores preços, sem preocupações com o tempo... O artigo que a vai convencer a casar no outono.
7 vantagens de um casamento no outono
Sempre imaginei uma festa de casamento numa noite de verão. No entanto, decidimos casar no passado mês de fevereiro e marcámos a data do casamento em novembro. E, embora possa parecer precipitado - especialmente tendo em conta que muitos casais anunciam o seu casamento com quase dois anos de antecedência - orquestrar o evento fora do calendário habitual tornou o processo muito mais fácil. Por isso, se alguém tem dúvidas sobre se deve ou não celebrar o seu casamento no outono, aqui estão todas as vantagens que encontrei (até agora).
1. Quase todos os fornecedores têm disponibilidade
Quando decidimos organizar um casamento a menos de nove meses da data, a maior preocupação era encontrar fornecedores disponíveis que se adequassem às minhas necessidades. Mas quando comecei a contactar quintas e empresas de catering, percebi que marcar a data para novembro tinha sido uma ótima ideia. Especialmente tendo em conta que vou casar em Jaén, onde a procura é enorme e quando se trata de eventos em época alta, muitos casais reservam o local com quase dois anos de antecedência.
No meu caso, contactei quatro quintas e três delas estavam livres; a quarta propôs outro sábado de novembro, mas a data era fixa e eu era inflexível nesse aspeto. O mesmo aconteceu com os fornecedores de catering, fotógrafos, DJs e bandas. Em menos de um mês, tinha os principais fornecedores alinhados e pude escolher os que mais me agradaram.
2. Alguns fornecedores oferecem descontos fora de época
Este ponto só se aplica a alguns fornecedores. Se estiver à procura dos fornecedores mais solicitados ou reconhecidos, poderá não contar com um desconto para um casamento fora do calendário nupcial. No entanto, quando pedi orçamentos a diferentes empresas, descobri que muitas delas terminavam a época alta em outubro e, a partir daí, ofereciam descontos nos seus serviços. Não vai poupar muito dinheiro, mas alguns locais ou empresas de catering podem oferecer-lhe um desconto de 10% sobre os preços habituais ou eliminar suplementos e requisitos que se aplicam noutras alturas do ano, como o número mínimo de convidados.
3. O alojamento é mais barato (e há mais escolha) para os hóspedes que precisam de se deslocar
Vou casar-me em Jaén, sou de Navarra e vivo em Madrid há 12 anos, pelo que uma grande percentagem dos meus convidados vai viajar para o casamento. É por isso que, mesmo antes de ter reservado o local para a celebração, comecei a procurar hotéis e opções de alojamento para todos eles. No caso de Jaén, a época alta vai da Páscoa até à Feira de San Lucas (que termina a 22 de outubro), pelo que havia muitas opções a bom preço para o mês de novembro.
4. As preocupações com as condições climáticas desaparecem
Não conheço um único casal que se tenha casado na primavera ou no verão e que, nas semanas que antecederam o casamento, não tenha demonstrado preocupação com o tempo. É óbvio, ninguém quer que chova no dia do casamento. E, apesar de partilhar esse desejo, a verdade é que organizar um casamento no outono libertou-me dessa preocupação. Vou casar-me em novembro, por isso, quando se trata de organizar a celebração, parto do princípio de que o frio, o vento e a chuva podem estar presentes. Por isso, estamos a planear o pior cenário possível, imaginando todas as fases do casamento em espaços interiores. Se, finalmente, surgir um dia de sol com uma temperatura agradável que nos permita realizar a cerimónia ou o cocktail no exterior, ficaremos agradavelmente surpreendidos.
5. A luz (para as fotografias do casamento) é infinitamente mais bonita
Reconheço que há muita subjetividade nesta afirmação. Pessoalmente, adoro o carácter bucólico e o romantismo decadente que as fotografias de casamento de outono transmitem. Mas há também uma ponta de verdade. Ao contrário do que se possa pensar, muitos fotógrafos partilham a opinião de que os dias nublados - ou mesmo chuvosos - são os melhores para fotografar, enquanto um sol forte de meio-dia pode ser letal para captar qualquer momento.
6. Um casamento sem ondas de calor, por favor
Como confessei no início deste artigo, sempre fantasiei com um casamento de verão que incluísse um cocktail com o pôr do sol como pano de fundo e música ao vivo, um jantar ao ar livre e uma festa até ao amanhecer iluminada por luzes de verbena. Mas tenho de admitir que, depois de ter assistido a três casamentos em Andaluzia com temperaturas acima dos 35 graus, fazer um casamento diurno no outono com espaços climatizados não me parece uma má ideia. Sobretudo, porque os looks de todos os convidados podem ser adaptados ao clima outonal.
7. Pode avisar os convidados com menos antecedência
A primeira reação de muitos dos nossos convidados quando lhes dissemos que íamos casar em 2024 foi perguntarem-nos preocupados sobre a data do casamento. Durante os meses de verão - e quase até outubro - muitos deles tinham as suas agendas cheias de eventos e compromissos e também tinham os seus planos de férias fechados. Por isso, foi um alívio para todos sabermos que nos íamos casar em novembro. Se tivéssemos pensado numa data mais exigente, muitos deles não teriam podido estar presentes no casamento. E tê-los todos connosco num dia tão especial é, sem dúvida, o mais importante.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025