Compras  

Moda adaptada: 5 coleções de Moda para pessoas com deficiência

29 Aug 2024
By Carolina Nunes e Rita Petrone

Tommy Hilfiger Adaptive da Tommy Hilfiger

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 começaram ontem na cidade da Moda. Tal qual como no desporto, a Moda deve ser inclusiva a todos os corpos. Estas são 5 coleções de Moda adaptada, para pessoas com deficiência.

Paris, eterna cidade da Moda, teve, este ano, um novo foco: o desporto. No entanto, o fim dos Jogos Olímpicos de Paris não significa que o desporto tenha abandonado a capital francesa. Os Jogos Paralímpicos 2024 começaram ontem, dia 28 de agosto, e terminam dia 8 de setembro. Ao total, são 11 dias onde o desporto mostra as suas vertentes mais inclusivas e adaptadas em Paris.

Na Moda, a realidade das pessoas que vivem com deficiência não é muito diferente daquela que os atletas enfrentam. Apesar da Moda estar progressivamente mais diversa e inclusiva, e ser cada vez mais frequente vermos diferentes tipos de etnias, corpos e idades representados em coleções, as linhas pensadas para pessoas com deficiência ainda são escassas. Dependendo da deficiência, há necessidades específicas e determinados critérios médicos que devem ser considerados durante o design e produção de peças de Moda adaptada. Estas são 5 coleções de Moda adaptada, repletas de peças focadas na acessibilidade e inclusividade.

Unhidden

Numa missão de promover uma maior equidade para as pessoas com deficiência e doentes crónicos, a designer Victoria Jenkins criou a Unhidden – uma marca de Moda adaptada – em 2016. A Unhidden especializa-se em vestuário adaptado para pessoas com deficiência e foca-se em três tipos de corpos: de estatura baixa, sentados e ambulatórios. As coleções da marca são pensadas para que as pessoas com deficiência não tenham de escolher entre vestuário confortável e peças tendência, e incluem detalhes como velcro, fechos de correr e ímanes. 

IZ Adaptive

Em 2009, após descobrir os desafios e limitações que as pessoas com deficiência enfrentam em termos de vestuário, a designer canadiana Izzy Camilleri percebeu que existia um gap no mercado da Moda adaptada e lançou a IZ Adaptive. A marca conta com coleções de homem, mulher e pessoas sem género, e introduz designs contemporâneos a peças adaptadas a pessoas com deficiência. Numa fusão entre a Moda e a funcionalidade, durante a pandemia COVID-19, a IZ Adaptive lançou a patenteada Seamless Back Pant, que reduz o risco de úlceras de pressão.

Collina Strada

Apesar da Collina Strada não se especializar em Moda adaptada, a marca reconhece a importância de representar corpos diferentes e promover a inclusividade. Os desfiles Collina Strada incluem um momento que honra a Moda adaptada, em que uma manequim com deficiência e utilizadora de cadeira de rodas desfila na passerelle.

Adidas

Na Adidas, uma das marcas com maior renome no mundo do vestuário desportivo, encontramos também uma coleção de Moda adaptada. A linha Adaptive Wear da Adidas foi pensada para otimizar a performance de atletas com deficiência e evitar o desconforto. Com foco em corpos sentados, as peças da coleção incluem fechos práticos e são produzidas com materiais macios e costuras reduzidas que minimizam a fricção contra a pele.

Coleção Adaptive Wear da Adidas

Tommy Hilfiger

Inspirada nos designs de passerelle e pensada nas necessidades de pessoas com deficiência, a coleção Tommy Hilfiger Adaptive da Tommy Hilfiger, entrelaça o estilo tipicamente americano da marca com twists inovadores que facilitam o vestir e o despir das peças. Com botões magnéticos e um leque de opções que se ajusta a diferentes tipos de deficiência, a coleção é ideal para todos os tipos de corpos. A Tommy Hilfiger Adaptive foi lançada em 2019 e continua disponível online

Carolina Nunes e Rita Petrone By Carolina Nunes e Rita Petrone

Relacionados


Moda   Notícias  

O tamanho (ainda) importa?

09 Feb 2018

Atualidade   Guestlist  

Por um guarda-roupa de que se orgulhe

17 Jun 2021

Atualidade   Curiosidades  

Os estereótipos femininos nos contos de fadas

14 Jul 2022

Moda   Notícias  

Não há verdadeira inclusão sem a Moda adaptada

09 Aug 2021