Moda   Palavra da Vogue  

As 9 colaborações recentes que marcaram o mundo da Moda

30 Sep 2024
By Rita Petrone

Ernesto S. Ruscio/Getty Images for Gucci

Com setembro, eterno mês da Moda, a chegar ao fim, relembramos algumas das colaborações mais fascinantes dos últimos anos.

Numa indústria tão criativa como a da Moda, os melhores projetos nem sempre são a solo. As colaborações são oportunidades únicas para unir referências, construir universos fascinantes e explorar silhuetas fora do habitual. Desde parcerias improváveis a coleções cápsula altamente impactantes, na Moda, as colaborações podem ser a chave que dá início a um novo capítulo na história de marcas e designers. Estas são 9 colaborações icónicas, cujos lançamentos e coleções cápsula já asseguraram o seu lugar na história da Moda.

Wales Bonner x Adidas Originals

A parceria entre Wales Bonner e a Adidas Originals, que estreou durante a temporada outono/inverno de 2020, tem sido uma constante no mundo da Moda nos últimos anos. A colaboração reimagina a herança e ADN desportivos da Adidas através da visão criativa de Wales Bonner. Entre tracksuits de três riscas e alguns dos ténis mais icónicos da Adidas – como os SL7 retro ou os Samba –, as coleções desta colaboração tendem a esgotar num ápice e são uma presença assídua nas plataformas de revenda. A mais recente coleção fruto desta parceria foi lançada em maio deste ano e apresentou propostas para a primavera/verão que exploram a resiliência, resistência e dedicação dos atletas de corrida de longa distância, e a tranquilidade que o desporto pode proporcionar à criação artística.

Gucci x Balenciaga

Mais conhecida como o hacker project da Moda, a colaboração entre a Gucci e a Balenciaga combinou a estética extravagante e tipicamente excêntrica de Alessandro Michele (na altura diretor criativo da primeira) e a ousadia underground e disruptiva de Demna Gvasalia. Lançada em 2021 – ano que marcou o centenário da Gucci –, esta parceria foi uma celebração de criatividade e longevidade, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. Num caleidoscópio de looks contaminados por referências de dois designers tão diferentes, entre as peças da coleção, destacaram-se um fato brilhante de saia no qual se podia ler “Balenciaga” e “Gucci”, um casaco com o monograma da Gucci no azul utilizado frequentemente pela Balenciaga e reinterpretações de carteiras icónicas que honraram ambas as marcas – como Hourglass da Balenciaga e a intemporal Jackie 1961 da Gucci.

Fendi x Versace

Num verdadeiro entrelace de estilos e identidades, a colaboração entre a Fendi e a Versace – também conhecida como Fendace – foi, na verdade, uma troca de perspectivas que convidou Donatella Versace e Kim Jones a desempenharem o papel um do outro. Em 2021, no palácio Versace, em Milão, foram apresentadas duas coleções: Fendi por Versace e Versace por Fendi. No entanto, com dois designers com assinaturas tão vincadas, cada coleção acabou por se tornar um híbrido de ambas as casas de Moda. Num evento extravagante, as peças das coleções foram apresentadas nos corpos de algumas das manequins mais icónicas das últimas décadas – incluindo Naomi Campbell, que encerrou o desfile. Um momento único na Moda, Fendace celebra a amizade entre a Fendi e a Versace, e é uma homenagem ao inegável impacto cultural das duas marcas.

Omega X Swatch

Numa parceria inovadora e inesperada, em 2022, a Omega e a Swatch uniram-se para criar o MoonSwatch – uma versão mais divertida do mítico relógio Speedmaster Moonwatch, da Omega. Numa homenagem ao primeiro relógio a chegar à Lua, cada relógio desta coleção é inspirado num planeta ou astro do nosso sistema solar. Após o lançamento de edições especiais que capturaram a atenção de fãs à volta do mundo – como a versão em dourado ou a com o Snoopy –, este ano, a colaboração entre a Omega e a Swatch está de volta. Desta vez, as propostas focam-se na Terra e, à semelhança do que aconteceu com os lançamentos anteriores, os novos modelos MoonSwatch podem apenas ser adquiridos em lojas Swatch selecionadas.

Balmain x H&M

Há muito que a H&M é uma presença constante no universo das coleções cápsula. Entre parcerias com a Versace (2011) e Simone Rocha (2021), a marca sueca tem vindo a tornar colaborações com marcas de Moda de luxo parte da sua identidade. Em 2015, a parceria entre a H&M e a Balmain surgiu no auge da popularidade de Olivier Rousteing – o diretor criativo da marca – e resultou num frenesim online e filas intermináveis nas lojas. Para a parceria, Rousteing reimaginou silhuetas clássicas e deu-lhes um twist confiante e ousado. Desde casacos biker com detalhes dourados, blazers bordados com pérolas, vestidos de lantejoulas e blusas com ombreiras, todas as peças da coleção reluziam com o ADN Balmain e refletiam a visão artística do designer.

Loewe x Studio Ghibli

Numa colaboração em três partes, a parceria da Loewe com o estúdio de animação japonês Studio Ghibli trouxe as histórias e personagens dos filmes O Meu Vizinho Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e O Castelo Andante (2004) para a realidade. Entre peças de roupa, acessórios e carteiras, os mundos de fantasia de Hayao Miyazaki, diretor do Studio Ghibli, foram transformados em estampados e silhuetas fluídas que evocam os cenários líricos e personagens extravagantes dos filmes do estúdio. Inspiradas em histórias mágicas, as três coleções cápsula da colaboração entre a Loewe e o Studio Ghibli unem a atenção ao detalhe reconhecida à produção artesanal com universos de fantasia ecléticos.

Supreme x Louis Vuitton

Em 2017, durante o período da logomania, a colaboração entre a Louis Vuitton e a Supreme resultou no que se tornou numa das coleções de menswear mais emblemáticas na história da Moda contemporânea. Com 23 peças, a coleção combina o logótipo vermelho da Supreme com o monograma icónico da Louis Vuitton e é uma verdadeira representação do street style multicultural e diverso nova-iorquino, e uma homenagem ao savoir-faire inerente à Moda de luxo francesa. Entre vestuário, calçado, acessórios e joias, a colaboração entre a Supreme e a Louis Vuitton juntou duas das marcas no auge da sua popularidade e esteve apenas disponível em lojas pop-up em diferentes cidades ao redor do mundo.

New Balance x Miu Miu

Desde 2022 que a colaboração entre a New Balance e a Miu Miu tem vindo a dar uma nova vida a alguns dos ténis mais icónicos da marca de desporto. Numa reinterpretação versátil e com um design desconstruído, Miuccia Prada deu um twist de luxo aos modelos 574 e 530 SL da New Balance. O mais recente lançamento fruto desta parceria reimagina também os ténis 530 SL numa versão mule. Com um leque de cores diferente do habitual e atacadores contrastantes, as propostas da colaboração entre a New Balance e a Miu Miu são a prova de que até as peças mais clássicas podem (e devem) assumir uma nova estética.

Kenzo x Levi’s

Numa viagem ao passado – mas com os olhos postos no futuro –, a colaboração entre a Kenzo e a Levi’s foi um dos momentos mais marcantes da estação outono/inverno 2023. Com a assinatura de Nigo, diretor criativo da Kenzo, a coleção cápsula entrelaça referências tipicamente americanas com a alfaiataria japonesa, numa verdadeira união entre duas filosofias e culturas bastante distintas. Num total de 20 peças, a colaboração revisita looks denim originais da Levi’s e honra o legado de Kenzo Takada, o fundador da marca de Moda japonesa, apresentando propostas genderless inspiradas no poder do passado e na importância das origens. 

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