© Getty Images
Os mais velhos da geração Alpha farão 14 anos este ano e o mercado está rapidamente a procurar dados que possam sugerir de que forma os hábitos da sociedade mudarão à medida que os novos adolescentes emergem. Os primeiros estudos revelam que as tendências de Moda e de beleza pouco lhes interessam. Querem, acima de tudo, conforto.
Ainda não conseguem fazer muitas coisas sozinhos, mas um em cada dois jovens de 13 anos tem um cartão de crédito - de acordo com os dados de um inquérito realizado pela marca americana Limited Too. Gastam como adultos e querem ser tratados como adultos. Com uma média de dois milhões e meio de Alpha a nascerem todas as semanas, os sociólogos* prevêem que, em 2029, poderão atingir o poder de compra combinado da Geração Z e dos Millennials. Por outras palavras, em breve serão os principais impulsionadores do mercado global e será a eles que caberá decidir como e o que comprar.
Os Alpha irão certamente estabelecer os seus próprios gostos geracionais na Moda e nos cosméticos. É isso que analistas da BoF estão a tentar detetar, tendo já algumas ideias preliminares. Rachel Strugatz publicou recentemente um artigo sobre o facto de a Geração Z, cujos membros mais velhos farão 30 anos dentro de três anos, ter impulsionado a tendência da longevidade. Estão mais interessados nos preenchimentos com Botox do que na forma como são maquilhados, e Strugatz prevê que os Alpha continuarão a seguir esta lógica.
De acordo com a McCrindle Reserach - empresa criada pelo sociólogo Mark McCrindle, responsável por ter sido o primeiro a nomear e descrever a Geração Alpha -, é seguro apostar que as crianças Alpha mais jovens crescerão em realidade aumentada e, portanto, irão preferir em adultos eventos virtuais. Guardarão as suas necessidades e conforto físico.
Se a crise climática se agravar, a reedição dos mocassins Gucci dos anos 70 não terá grande importância para a geração Alpha.
Por isso, Sarah Willersdorf, do Boston Consulting Group em Nova Iorque, avisa, num relatório da empresa, que o mercado está a preparar-se lentamente mas seguramente para encontrar uma geração que, pela primeira vez, vai estabelecer regras inteiramente novas. À medida que a atual crise se agrava, o contexto cultural das marcas ou produtos tradicionais pode deixar de ter importância para eles. Isto será um problema para os interessados: ou terão de repensar significativamente a sua atividade ou desaparecerão. Muito simplesmente, se os conflitos geopolíticos se intensificarem e a crise climática continuar a piorar as condições de vida, os Alphas deixarão de se preocupar com a reedição dos mocassins Gucci dos anos 1970.
Além disso, há cada vez mais publicações no TikTok que parecem dizer que a Moda é uma espécie de superestrutura cultural das nossas vidas contemporâneas, em que vestimos algo completamente diferente, muito mais vulgar. Não admira que esta crença ressoe entre os mais jovens. Eles nasceram num mundo onde, graças à estratégia de comunicação e retalho omnichannel da LVMH, vêem as lojas Louis Vuitton como um museu e as boutiques Dior como uma série. O culto das maiores marcas de Moda é tão omnipresente, graças às redes sociais, que basta simplesmente existirmos. Por conseguinte, a saturação excessiva dos canais de comunicação com imagens de Moda leva gradualmente o Alpha a querer ligar-se, divertir-se e depois ir buscar um matcha com uma t-shirt preta e umas calças de ganga azuis, no fundo, uma roupa básica.
O mundo virtual de fantasia pode facilmente influenciar estes indivíduos e, por isso, todas as suposições são precárias. No entanto, é inquestionável que a Geração Alpha terá a proteção ambiental como principal objetivo da sua missão na Terra.
*Os dados do artigo baseiam-se no documento How to Understand Gen Alpha da McCrindle Research. As conclusões da Limited Too foram publicadas como parte do artigo Gen Alpha Are Ready To Spend na bbc.com, entre outros.
Traduzido do original, aqui.
Most popular
Relacionados
John Galliano nas suas próprias palavras: O designer reflete sobre uma década extraordinária na Maison Margiela
23 Dec 2024