Cortesia de Parisian Vintage
O guia da Vogue para as melhores lojas vintage em Paris faz parte da nossa coletânea das melhores lojas vintage de todo o mundo, com a curadoria de editores de todo o globo. Quer esteja a viajar e à procura de algumas lojas fantásticas para visitar durante a sua estadia, ou esteja curiosa sobre os baús de tesouros vintage locais, a compilação da Vogue tem tudo o que precisa.
Se há um lugar no mundo para fazer compras de roupa, é Paris. Embora a cidade seja conhecida pelas suas boutiques de designer e grands magasins, a situação de compras em segunda mão não fica atrás de nenhuma outra. Desde os depôts-vents, onde as mulheres mais chiques da cidade depositam as peças de marca das estações mais recentes, até às lojas de artigos em segunda mão com achados do ano 2000 e anteriores, a cidade é o sonho de qualquer caçador de tesouros vintage.
Dito isto, a cena vintage de Paris está em constante evolução - por isso, fizemos o trabalho de campo e reunimos o melhor do vintage de Paris, com a ajuda dos nossos editores da Vogue Paris.
Thanx God I’m a V.I.P.
Cortesia de Thanx God I’m a V.I.P.
Não se deixe enganar pelo nome hilariante; esta é uma loja vintage a sério. Apesar de ser um trio de lojas, tecnicamente- duas para mulher e uma para crianças/ objetos para a casa. A loja principal para mulheres está disposta em forma de ferradura, com roupas infinitas e uniformemente espaçadas em exposição organizada. Tudo foi idealizado pela proprietária Sylvie Chateigner, que metodicamente organizou a loja por cores. As décadas (as peças mais antigas vão até aos anos 40) misturam-se - encontrará Rive Gauche dos anos 70 ao lado de um vestido body-con Alaïa dos anos 80.
Morada: 12 Rue de Lancry, 75010 Paris.
Didier Ludot
O New York Times traçou recentemente o perfil de Didier Ludot num artigo intitulado The Man Who All But Created Vintage Fashion, pelo que qualquer lista de vintage sem a sua boutique, localizada no Palais Royale, está extremamente incompleta. Uma instituição parisiense, a loja abriu há 50 anos com moda historicamente significativa e peças únicas da era dourada da alta-costura. Ferozmente apaixonado pelas suas descobertas, Ludot prefere comprar os seus achados diretamente - esta não é uma loja de remessas vintage, é a next best thing a seguir a um museu de moda.
Morada: 24 Gal de Montpensier, 75001 Paris
Skat Vintage
Cortesia de Skat Vintage
Skat, que significa tesouro ou querido em dinamarquês, é uma novidade na parte sul do Marais. Fundada pelo casal Agnès Salto, dinamarquesa, e Mathias de Cevins, francês, esta boutique reflete a paixão que partilham pela Alta Moda com curadoria da era pré-anos 90. A influência escandinava, os proprietários, e Skat (o cão da casa) fazem deste o destino de compras em segunda mão mais sereno da cidade.
Morada: 25 Rue Saint-Paul, 75004 Paris.
Takk Paris
Cortesia de Takk Paris
“A Takk é o equilíbrio perfeito entre fazer o bem para o planeta e fazer o bem para si próprio”, diz Marion, a fundadora desta loja adorada por influenciadores. A equipa dá ênfase a um cuidado meticuloso na apresentação das roupas, escolhendo peças limpas, em perfeitas condições e com menos de cinco anos. Introduzem novos artigos todas as semanas, para que as prateleiras nunca se sintam vazias.
Morada: 11 Rue Oberkampf, 75011 Paris
Palace Callas
Cortesia de Palace Callas
Depois da sua avó a ter apresentado ao universo de Maria Callas aos seis anos de idade, a proprietária Florence tornou-se obcecada por divas e mergulhou profundamente na pesquisa da Moda dos anos 50 aos 90. Ao longo dos tempos, transmitiu esta paixão à sua filha, Alyx, e juntas criaram um pequeno refúgio vintage topo de gama no coração do Marais. Atualmente, o Palace Callas mudou o seu foco para as “novas divas” - as “mães CEO” e as “raparigas da cidade”, como lhes chama Florence, e é possível sentir uma forte influência do Sexo e a Cidade e da Gossip Girl, com peças arrojadas que fazem uma declaração mesmo numa imagem de iPhone.
Morada: 16 Rue du Pont Louis-Philippe, 75004 Paris.
Palettist Vintage
Cortesia de Palettist Vintage
A seleção nesta loja do Marais vai dos anos 70 aos anos 2000, com peças de designer e sem marca. Embora tenha a sua quota-parte de peças arrojadas, incluindo joias, é também uma excelente fonte de peças clássicas para o guarda-roupa.
Morada: 15 Rue Debelleyme, 75003 Paris.
Open Dressing
Cortesia de Open Dressing
A Open Dressing é um paraíso para os caçadores de tendências que procuram peças mais recentes de marcas como Coperni, Khaite e Jacquemus, bem como para aqueles que têm um fraquinho por peças vintage mais retro. Alexia, a proprietária da boutique e uma fã devota de Saint Laurent, com uma queda tanto pelos anos 70 como pelos anos 90, oferece uma gama de clássicos, incluindo vestidos de lingerie dos anos 80 da Dior e casacos e camisas da Céline originários dos anos 70.
Morada: 63 Rue de Turenne, 75003 Paris.
La Frange à l’envers
Cortesia de FALE Group
É um projeto de duas irmãs e é atualmente a maior loja em segunda mão de Paris. Tem um forte toque francês, com uma vasta gama de marcas de designers com grande variedade de preços. Tudo está em perfeito estado, a um preço justo e foi produzido nos últimos três anos. É um sítio ideal para comprar em segunda mão sem o ambiente “vintage”.
Morada: 81 Rue Saint-Maur, 75011 Paris.
Predilection
A missão da Predilection é ajudá-lo a encontrar aquela peça única e de destaque no seu guarda-roupa. A loja íntima do Marais ostenta jóias como uma gabardine de vinil transparente Comme des Garçons e um vestido às riscas Jean-Paul Gaultier com capuz de grandes dimensões, e também cria as suas próprias colecções e colaborações com designers locais, todas feitas a partir de materiais reciclados.
Morada: 112 Rue de Turenne, 75003 Paris.
Bobby
Cortesia de Bobby
Bobby é um dos endereços mais populares para compras em segunda mão em Paris, e com razão. A loja abriu recentemente uma segunda localização no 3º arrondissement da cidade, com uma grande seleção de artigos usados. A loja tem uma regra estrita de não usar fast-fashion e é a sua melhor aposta se estiver à procura de marcas premium ou de luxo das coleções mais recentes. O ambiente é mais agradável para a multidão do que alternativo, por isso há realmente algo para toda a gente aqui.
Morada: primeiro local - 89 Rue Réaumur, 75002 Paris
Morada: segundo local - 168 Rue du Temple, 75003 Paris
Iregular
Cortesia de Iregular
Embora as lojas de segunda mão sejam únicas, a estética mais simples e sóbria da Iregular destaca-se entre a confusão. A antiga carreira do proprietário como stylist freelancer permitiu-lhe deitar a mão a alguns tesouros. De Anne-Marie Beretta à Celine de Phoebe Philo, a seleção combina o retro e o moderno, sempre com um toque de humor.
Morada: primeiro local - 16 rue Victor masse 75009 Paris;
Morada: segundo local - 60 rue de Dunkerque 75009 Paris.
The Parisian Vintage
Cortesia de The Parisian Vintage
Jean-Philippe Lebee
Tudo no The Parisian Vintage está em perfeita harmonia: as roupas, os acessórios e até os móveis. A seleção é orientada para o intemporal e para o topo de gama, com um sortido particularmente forte de roupa exterior de designer e peças em pele.
Morada: 20 rue Saint-Claude 75003.
Traduzido do original, aqui.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025