Priyanka Chopra, Anne Hathaway e Zendaya | © Getty Images
Chegámos ao fim de 2023. Quais foram as nossas tendências de maquilhagem favoritas e o que podemos aprender com o ano que terminou?
Pareceu uma década para alguns e apenas um par de dias para outros, mas o ano de 2023 chegou, finalmente, ao fim. Olhamos para trás e revemos o que estes últimos 365 dias nos deixaram em termos de Beleza.
Durante estes últimos meses, assistimos à ascensão e queda de tendências de maquilhagem por todo o lado - de bebidas a frutas -, vimos pessoas a mergulhar em perfumes de nicho e notas muito específicas - doces como a cereja e suaves como a baunilha -, vimos as cores de cabelo passar do loiro a ruivo e de novo ao castanho, e as unhas de curtas a compridas - mas sempre em formato amendoado.
Assim, quais foram os destaques do universo da Beleza em 2023?
Uma nova era, o renascer da Beleza
2023 esteve repleto de momentos icónicos: do Barbenheimer à queda do Twitter, de Rihanna a lançar tudo menos música (aplauso para os novos glosses da Fenty Beauty) e, em boa verdade, tudo o que fosse tendência nas redes sociais naquela semana. 2023 presenteou-nos com momentos de cultura pop de perder a conta - e, naturalmente, com sucessos (e insucessos) de maquilhagem ao longo do caminho. Vamos relembrar alguns dos nossos favoritos.
Da cozinha de The Bear para os nossos rostos: looks culinários
Embora The Bear, com Jeremy Allen White, tenha sido uma das séries mais badaladas de 2023, houve outro subproduto de inspiração culinária nas nossas vidas, que veio diretamente das nossas bolsas de maquilhagem. Entre algumas das nossas bebidas preferidas como lattes e Pumpkin Spices, Morangos e (indiscutivelmente) Sugar Plums, este ano a maquilhagem inspirou-se constantemente nas iguarias do quotidiano e proporcionou alguns dos looks mais bonitos.
Doce como a cereja, suave como a baunilha
Em sintonia com a tendência de looks culinários acima mencionados, este ano assistimos ao apogeu de duas notas específicas que compuseram o prato principal de muitas receitas de Beleza: a cereja e a baunilha. Dos looks de maquilhagem à sua aplicação, dos cabelos e unhas até aos aromas, a baunilha e a cereja foram as inspirações em destaque e esperamos que continuem a sê-lo também em 2024.
Uma reinvenção dos clássicos de culto e dos favoritos vintage
Tal como as tendências de Moda regressam, este ano assistimos à ressurreição de alguns dos looks e estilos favoritos de anos passados. Os arquétipos de femme fatale, office siren (anteriormente conhecida como foxy-eyed look), supermodelo dos anos 90 e ainda o o grunge glam são visuais icónicos do passado, agora com uma reviravolta moderna e uma aplicação mais suave. Honestamente, quanto mais Gisele Bundchen em O Diabo Veste Prada e Lucy Liu em Os Anjos de Charlie, melhor.
Bella Hadid para Charlotte Tilbury
Um era clean
Não se pode falar de tendências sem reconhecer a supremacia da maquilhagem clean girl. Chame-lhe "no makeup makeup", "barely there skin", ou "minimal scandi aesthetic", seja como for, tudo se resume ao mesmo e o mesmo e ainda não parou de dar frutos - assim, esta estética mantém o seu reinado e assegura por mais um ano o lugar de destaque. Todas nós conhecemos a clean girl e todas queremos ser como ela: pele fresca, unhas em formato amendoado, sobrancelhas penteadas para trás, contorno e blush naturais, maçãs do rosto realçadas e olhos subtilmente delineados. A beleza reside na aparente falta de maquilhagem e transmite um dos visuais mais habilidosos se o look final for conseguido na perfeição.
Voltar aos (não tão) básicos
Por fim, terminamos esta retrospetiva com uma análise geral da Beleza em 2023. Do ano que trouxe de volta o esplendor do coquette e que permitiu que os laços fossem acessórios aceitáveis para, essencialmente, qualquer ocasião, a melhor tendência de 2023 em termos de Beleza foi o regresso a uma era divertida, uma era em que a Beleza é arte e autoexpressão sem limites, sem corresponder a expectativas e normas sociais.
A Beleza deve ser divertida, a maquilhagem deve ser uma arte, o cabelo é para ser cortado, penteado e pintado, e as unhas são para ser pintadas e moldadas da forma que o nosso coração desejar. Se 2023 foi um prenúncio do que está por vir, esperamos ver mais maquilhagem, cabelos maiores, looks mais arrojados e, em geral, visuais que expressam a essência de quem os usa.
O nosso corpo é o nosso avatar e podemos e devemos personalizá-lo.
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024