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Porque é que precisamos de boas notícias

12 Jun 2020
By Mónica Bozinoski

Este artigo não é sobre desastres, catástrofes ou crises. Este artigo não é sobre coisas más, sobre coisas que nos tiram o sono ou sobre coisas que nos causam ansiedade. Este artigo é sobre notícias. Boas notícias.

Este artigo não é sobre desastres, catástrofes ou crises. Este artigo não é sobre coisas más, sobre coisas que nos tiram o sono ou sobre coisas que nos causam ansiedade. Este artigo é sobre notícias. Boas notícias. 

© Fotografia de Sam Johnson.
© Fotografia de Sam Johnson.

“A comida está para o corpo como a informação está para a mente. A informação que absorvemos vai transformar-se em emoções, pensamentos, ações e comportamentos. As consequências são menos visíveis, mas igualmente poderosas.” Estávamos em abril do ano passado quando a autora e investigadora Jodie Jackson lançou You Are What You Read, um olhar crítico sobre o ciclo noticioso, as histórias que nele são incluídas e o efeito que essas mesmas histórias (muitas delas negativas) têm em nós enquanto indivíduos e sociedade. 181 páginas depois, o livro deixava um pedido muito simples: não vamos ignorar as notícias negativas; em vez disso, vamos escolher não virar a cara às positivas. Porque elas existem – e são importantes. Em 2015, Shawn Achor e Michelle Gielan conduziram uma investigação, em parceria com Arianna Huffington, que pretendia examinar o efeito que as notícias têm no nosso bem-estar. Como os próprios explicaram num artigo publicado na Harvard Business Review, o estudo consistiu em juntar 110 participantes e dividi-los em dois grupos: um deles assistiu a três minutos de notícias negativas antes das 10 da manhã, enquanto o outro viu três minutos de notícias solution-focused, isto é, histórias de resiliência que cimentam a crença de que o nosso comportamento importa. “Ficámos muito surpreendidos com os resultados, porque os efeitos eram muito mais significativos e dramáticos do que aquilo que esperávamos”, escreveram os autores do estudo, depois de concluírem que os indivíduos que tinham visto más notícias estavam 27% mais dispostos a reportar, seis a oito horas depois, que tinham tido um dia mau. Por outro lado, aqueles que tinham visto notícias solution-focused reportavam que tinham tido um dia bom. A parte mais complicada de tudo isto? Não é apenas o conteúdo que nos afeta – o número de notícias a que estamos expostos diariamente também tem efeitos muito óbvios no nosso bem-estar. “É possível que isto seja uma coisa vergonhosa de admitir, especialmente para uma jornalista, mas estou cansada das notícias. Estou exausta. Todas as manhãs, o alarme do meu rádio acorda-me com as manchetes e, instantaneamente, quero tapar a cara com o edredão e voltar a dormir.” Bryony Gordon, que escreveu estas palavras num artigo do The Telegraph em dezembro passado, está longe de ser a única a sentir aquilo que chamamos de fadiga informativa – de acordo com dados do Relatório de Jornalismo Digital do Instituto Reuters da Universidade de Oxford, 31% dos portugueses e 41% dos norte-americanos já deram por si a evitar as notícias, e 58% dos britânicos dizem que as notícias os fazem sentir tristes e maldispostos; enquanto isso, um estudo do Pew Research Center reportava que 66% dos norte- americanos se sentem desgastados pela quantidade de notícias que existem. E, segundo um artigo publicado no site da revista Wired, em fevereiro, o mundo já começou a mostrar os primeiros sinais de fadiga informativa em relação ao novo coronavírus. 

"Em tempos, alguém me perguntou quantas pessoas existiam na minha equipa, e eu respondi um milhão." Michelle Figueroa, Good News Movement

O que é que fazemos quando as pessoas estão fartas das notícias? A resposta parece estar numa perspetiva equilibrada da realidade, num jornalismo construtivo, num conteúdo focado não só em problemas, mas também em soluções. Não só aí, mas também nas boas notícias, daquelas que aquecem o coração, que enchem as veias com esperança, que arregalam os olhos com o melhor da humanidade. Como o pequeno grande gesto de duas crianças que distribuíram lenços de papel e papel higiénico em Brisbane, na Austrália, para aqueles que não conseguiram comprar esses mesmos itens antes de esgotarem nos supermercados. Como a história por detrás da voz que diz “Mind the Gap” na estação de Embankment, em Londres, diferente de todas as outras na linha de metro para que Margaret McCollum, viúva de Oswald Laurence, pudesse continuar a ouvir a voz do marido todos os dias. Como o exemplo de Jonathan Jones, um rapaz daltónico que, aos 12 anos, é surpreendido com um par de óculos EnChroma e vê cor pela primeira vez. A reação do adolescente está documentada num vídeo que, antes de se tornar viral e aparecer em diversos canais televisivos e artigos online, foi publicado pela primeira vez no Instagram @goodnews_movement – uma plataforma que, lado a lado com Upworthy, Tank’s Good News e Some Good News, para nomear apenas algumas, se dedica inteiramente a notícias positivas. “Sou jornalista há dez anos e, desde o momento em que a minha primeira peça foi para ar, sempre me senti atraída por histórias que mostram a bondade da humanidade”, conta Michelle Figueroa, fundadora do Good News Movement, à Vogue. “A minha primeira peça foi para um programa chamado Primer Impacto. Era sobre uma criança que tinha uma pele tão frágil como uma borboleta (epidermólise bolhosa), cuja atitude era muito inspiradora. Eu acredito que existe muita bondade no mundo, muito mais do que maldade, e não existia nenhum espaço jornalístico para isso.” Há um ano e meio, Figueroa preencheu essa lacuna. “Decidi encontrar-me com as pessoas onde elas estão. Tendo em conta que as pessoas passam, em média, quatro horas por dia nos seus telemóveis, porque não ir até aí?” O resultado não podia ser mais positivo – uma conta de Instagram seguida por mais de um milhão de pessoas, inteiramente dedicada a boas notícias, a atos de bondade e aos heróis que, todos os dias, tornam o mundo melhor. E não é disso que todos precisamos? “O número de seguidores duplicou desde que o surto [do novo coronavírus] chegou aos Estados Unidos”, diz Michelle. “Estou a receber tantas mensagens que até o simples ato de dormir sete horas atrasa tudo. Tenho de fazer sessões matinais para me atualizar, porque recebo mensagens de todo o mundo e de diferentes fusos horários. Isso é uma prova de que, até na pior das alturas, as boas notícias existem, tanto na vida real como na minha caixa de entrada!” Quem também viu os números crescer foi Upworthy, um projeto criado em 2012 com o objetivo de redirecionar a atenção das pessoas para histórias positivas e inspiradoras. “Registámos uma quantidade de tráfego incrível nas últimas seis semanas, e um crescimento de 65% no número de seguidores”, explica Lucia Knell, diretora de brand partnerships, por videochamada. “No início de março, o nosso Instagram tinha cerca de 650 mil seguidores, e no último dia de março tínhamos um milhão. Acho que o verdadeiro motivo disto é o facto de a Internet, especialmente agora, ser assustadora. As notícias são assustadoras. E, ainda assim, isto [pega no telemóvel] é a única coisa que temos para comunicar, e é a única coisa que temos para nos sentirmos ligados ao que está a acontecer.”  

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

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