Se nos dissessem há uns meses que a Beleza tinha uma morada, era possível que revirássemos os olhos. Mas Lucia Pica fez-nos reconsiderar o movimento: agora, reviramos os olhos, sim, mas estão impecavelmente maquilhados com uma sombra verde.
Se nos dissessem há uns meses que a Beleza tinha uma morada, era possível que revirássemos os olhos. Mas Lucia Pica fez-nos reconsiderar o movimento: agora, reviramos os olhos, sim, mas estão impecavelmente maquilhados com uma sombra verde.
'Romântico e divertido - algo muito novo inspirado por algo muito velho, a verdadeira essência de Nápoles.'
'A minha esperança é que as mulheres estejam abertas e espontâneas com as cores... elas constroem-se, por isso podes usar de forma subtil ou criar um efeito mais intenso.'
Foram várias as inspirações para a Les 9 Ombres Palette Édition nº1: Affresco. Desde a arquitetura...
O gloss no tom Aphrodite, de um azul-água, pode ser usado por cima de um batom de tom forte para criar uma nova cor.
Quanto a batons, tanto mates como brilhantes, os tons parecem saídos de um pomar: pêssegos e framboesas fazem dos lábios carnudos um romance por si só.
A máscara de pestanas também não se fica pelo óbvio negro. Os reflexos metalizados são uma ode à rocha vulcânica e às pesadas portas em ferro que selam as centenas de igrejas.
O metalizado e o verde continuam a emoldurar os olhos no resto da coleção. Tanto no Style Yeux como no Ombre Première Creme. Feitos para sobrepor com a Les 9 Ombres, dão intensidade e profundidade ao olhar.
Era outubro quando voámos para Nápoles com a Chanel. O intuito não era só conhecer as propostas de maquilhagem para a primavera, mas palmilhar a cidade-mãe de Lucia Pica, Creative Make-up and Colour Director da Maison, ou seja, a culpada por andarmos nos últimos seis meses a redescobrir o poder de uma sombra vermelha.
Agora a conversa mudou de tom. Neapolis - New City é uma explosão de cor tal como a cidade que deu origem à inspiração é uma explosão de todos os sentidos. Enquanto serpenteávamos os jardins da Villa Lauro, com vista infinita para o mar e o adormecido e ameaçador Vesúvio, Pica contáva-nos que "a coleção de outono foi uma viagem a coisas que não conheço, foi sair de mim. Mas esta, de verão, é uma viagem às minhas memórias, à minha terra, aos lugares onde fui em pequena. Isto é uma carta de amor à cidade."
De facto, é mesmo difícil não nos apaixonarmos por Nápoles. E também é mesmo difícil não nos apaixonarmos pela coleção, o que acaba por ser exatamente a mesma coisa, quando Lucia explica o quanto há da essência da cidade nas pequenas caixinhas pretas. "É uma cidade muito anárquica, de muitos contrastes, e eu achei isso muito interessante para o ethos da Chanel."
E é. Só há nossa volta, a água profundamente azul dá de caras com a rocha vulcânica. A sumptuosa Villa tem toda a tinta das paredes a descascar. Todo o verde que nos abraça é mimado pela luz dourada do sol. "Tentei encontrar beleza na realidade das coisas. Temos de procurar o balanço entre o olhar moderno e a tradição clássica, isso ajuda a criar profundidade à história. O meu trabalho é pegar em elementos abstratos e traduzi-los em produtos que vão estar na cara das mulheres a enaltecer a sua Beleza."
Para além disso, Neapolis é extremamente divertida. Quando olhamos para o brilho da cor, e enquanto a experimentamos, é como se voltássemos a ser crianças, nos toucadores das nossas mães, a encher os olhos de azul, as bochechas de rosa, os lábios borrados de vermelho. Uma espécie de anos 80 2.0, em tons mais elegantes, mas frescos, e que nos conseguem quebrar a monotonia do eyeliner negro e da boca perfeitamente delineada.
Não é uma coleção para usar até à perfeição, é para misturar, borrar, beijar. É para não ter medo. É daquelas que, temos a certeza, nos vai ficar no necessaire para recorrer naquelas noites em que queremos dançar até cair. "O que mais gosto nesta coleção é que podes usá-la para mostrar o teu caráter", diz Lucia. Qualquer caráter que seja, vai ser mais brilhante.
Saiba mais sobre a viagem a Nápoles na Vogue Portugal de fevereiro.
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