Catherine O'Hara, Jenna Ortega, e Winona Ryder. Fotografia: Cortesia Warner Bros.
Numa cena climática perto do final de Beetlejuice Beetlejuice - a muito aguardada sequela do clássico de culto de 1988 - todos os protagonistas se encontram presos em Neitherworld, um submundo assustador cheio de fantasmas. Aqui, tudo é exagerado: Seres horripilantes vagueiam com cabeças cortadas ou lanças espetadas no peito, exemplificando os momentos em que passaram para o outro mundo. Igualmente perverso? Todas as roupas loucas e extravagantes dos mortos-vivos, trazidas à vida pela mestre figurinista Colleen Atwood. “Foi muito divertido criar cada personagem e a forma como morreram”, diz Atwood à Vogue. Afinal, o macabro pode ser chic.
Entrar no mundo assustador de Beetlejuice foi uma experiência totalmente nova para Atwood, que não trabalhou no primeiro filme (esse foi vestido por Aggie Guerard Rodgers.) Ela e o realizador Tim Burton queriam construir um universo totalmente novo, mantendo-o familiar. “Eu e o Tim já trabalhámos muito juntos, por isso falámos sobre roupas durante cerca de cinco minutos”, diz Atwood. “Não é algo de que falemos muito. Quisemos manter as coisas simples, gráficas e limpas.”
Atwood procurou fazer referência ao vestuário icónico do primeiro filme - uma variedade glamourosa de vestidos de tule e fatos de riscas punk - mas dando-lhes um ar fresco. “Estava a pensar em como o poderíamos levar a um nível diferente para o público de hoje”, diz Atwood. “Como é que podemos expandir o estilo e continuar a prestar homenagem a tudo o que veio antes?”
Winona Ryder como Lydia
Fotografia: Cortesia de Warner Bros.
Concentrou-se nas silhuetas atuais, mas deu-lhes um toque de estilo dos anos 80. “Saímos dos anos 80, mas ainda assim mantivemos um toque desse período no design”, diz Atwood, que deu à maioria dos guarda-roupas dos personagens um tratamento personalizado - incluindo o trio original, Beetlejuice (Michael Keaton), Lydia (Winona Ryder) e Delia (Catherine O'Hara). “Fiz 75% da roupa e depois comprei coisas vintage para a manter contemporânea. Usámos alguns casacos de Elena Dawson, uma designer londrina, porque eram muito góticos mas modernos.”
Naturalmente, cada personagem tinha a sua própria sensibilidade e “peculiaridade” em termos de moda, diz Atwood. Para Lydia Deetz, Atwood queria revisitar a tendência da personagem para vestidos de tule góticos e volumosos, mas torná-los adequados para 2024. Para o primeiro visual de Lydia no filme, teria sido fácil para Atwood simplesmente escolher um vestido de desfile, já que marcas como Simone Rocha ou Alexander McQueen se encaixam muito bem na estética. No entanto, Atwood sentiu-se feliz com o desafio de criar algo novo, procurando e adaptando um vestido preto vintage.
Imagens da esquerda para a direita: Um vestido usado por Jenna Ortega, um fato usado por Michael Keaton, e um vestido usado por Monica Bellucci.
Fotografia: Cortesia de Warner Bros.
Para Delia (O'Hara), Atwood inspirou-se nas raízes artísticas da personagem - ou seja, quanto mais exagerado for o conjunto, melhor. “Ela é uma artista, por isso, focamo-nos nisso”, diz Atwood. “De todas as personagens, o seu estilo é o que mais remete para os anos 80, por isso achámos que ela se devia manter no seu registo.”
Entretanto, para o traiçoeiro Beetlejuice (Keaton) - a personagem mais famosa do franchise - Atwood quis dar ao seu icónico fato preto e branco uma atualização moderna. Embora o padrão às riscas tenha regressado, a nova silhueta do fato foi inesperadamente elegante. “Refiz e recortei o fato e acrescentei-lhe um pouco mais de impacto”, diz Atwood. “Desta vez, também pôde usar mais coisas. Um dos favoritos de Michael era um smoking de casamento.” (Terá de ver o filme para conhecer a história de fundo dessa peça).
Atwood também teve a oportunidade de construir personagens inteiramente novas a partir do zero. Para Astrid (Ortega), a nova filha adolescente angustiada de Lydia, Atwood explorou a sua raiva e melancolia através das roupas. “Fizemos-lhe uma vibe grunge”, diz Atwood. “Astrid não queria estar perto da mãe ou do seu mundo estranho. Ela gostava mais de filmes e música antigos, por isso fiz com que as suas roupas refletissem isso.” Entre as peças que se destacam estão as malhas às riscas e um vestido floral grunge. “Fiz-lhe um vestido com um estampado velho de margaridas antigo que tinha há muito tempo no meu arquivo e combinei-o com um casaco em ganga e botas”, diz Atwood. “Também usei um vestido às riscas que encontrei em Londres e que adorei.” A não perder, no entanto, é o vestido de noiva preto que Atwood criou para a personagem maléfica de Monica Bellucci. Ela está a tentar vingar-se de Beetlejuice - e enquanto isso tem também um toque muito chic.
Jenna Ortega como Astrid
Fotografia: Cortesia de Warner Bros.
Algumas cenas, partilha Atwood, exigiam visuais que se desviavam do guarda-roupa das personagens principais. Numa cena em Neitherworld, as personagens embarcam inesperadamente no Soul Train - um comboio que, literalmente, leva a alma. Mas as modas não são horripilantes: Atwood inspirou-se no adorado Variety Show dos anos 70 para se inspirar nas roupas. “Divertimo-nos com todas as cores e formas dos anos 70 e com as pessoas a dançarem até se fartarem”, diz Atwood. (Confie em nós: a cena é um destaque).
Tendo visto o filme ao vivo com uma audiência durante a estreia no Festival de Cinema de Veneza, Atwood diz que pode confirmar que tanto os fãs mais obstinados como os amantes de Moda vão deliciar-se com o vestuário misterioso e elegante. “Foi muito divertido ver as pessoas a desfrutarem do filme e a apreciarem o guarda-roupa”, diz ela. “Senti-me muito feliz quando o vi pela primeira vez. É tudo sobre diversão.”
Michael Keaton como Beetlejuice
Fotografia: Cortesia de Warner Bros.
Traduzido do original, disponível aqui.
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