Saoirse Ronan em Little Women | Via Instagram @littlewomenmovie
Com o Dia da Mulher a aproximar-se, a Vogue apresenta uma coletânea de filmes para ver e celebrar histórias de mulheres.
Assinalado a 8 de março, o Dia Da Mulher não só homenageia as conquistas femininas ao longo dos séculos, mas também relembra a contínua luta pela igualdade de género. Abaixo, reunimos sugestões de filmes que sublinham a importância das mulheres em tempos onde a liberdade e a igualdade não eram uma constante.
Hidden Figures
Elementos secretos, conta a história de três mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA, durante o período dos anos 60, e foram as mentes por detrás de um dos maiores feitos da história: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita terrestre. Numa época em que ser afro-americana era um obstáculo para o sucesso, este filme ressalta a importância da luta contra o preconceito. Para ver em Prime Video.
The Help
Passa-se na década de 60 no Estado de Mississippi. Numa época onde o racismo era um denominador comum na sociedade americana, Skeeter (Emma Stone) decide escrever um livro e começa por entrevistar mulheres negras que deixaram as suas vidas para serem criadas da elite branca, da qual Skeeter faz também parte. As Serviçais, é um filme sobre o racismo e as elites e como estes conceitos podem andar de mãos dadas. Também disponível em Prime Video.
Barbie
Com oito nomeações para os Óscares, este filme não passa despercebido a ninguém. Protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, conta o quotidiano das várias versões da boneca mais famosa do mundo na Barbieland, até que um dia tudo muda e Barbie começa a sentir alterações na sua vida perfeita. A partir daí Barbie e Ken passam por uma aventura no mundo real onde aprendem a beleza da imperfeição. Para ver em HBO Max.
Little Women
As Mulherzinhas acompanha a vida de quatro irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) na entrada na vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Durante este período têm de enfrentar desafios tendo por base os seus valores morais e o amor incondicional que sentem umas pelas outras. Também disponível em Prime Video.
Erin Brockovich
Julia Roberts é a protagonista do filme e vencedora do Óscar de Melhor Atriz com esta obra. Interpreta Erin, mãe de três filhos, que trabalha numa firma de advocacia. Ao organizar arquivos, descobre o caso de uma poderosa empresa que está a contaminar as águas de uma cidade no deserto. A partir daí, Erin envolve-se na história e não descansa até que a justiça seja feita. Disponível na plataforma de streaming Netflix.
On the Basis of Sex
Uma luta desigual é um filme biográfico baseado na vida de Ruth Bader Ginsburg, uma advogada e juíza norte-americana que foi juíza associada da Suprema Corte dos Estados Unidos. Felicity Jones interpreta Ruth na sua luta pela igualdade de direitos e na carreira que a levou ao cargo de juíza associada da Suprema Corte dos EUA. Para ver em Prime Video.
A sibila
Nome feminino que significa “a mulher que faz profecias”, na gíria portuguesa denominada de “bruxa”. Sibila é um filme português de Eduardo Brito adaptado do romance de Agustina Bessa-Luís que retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia que vivem no interior norte de Portugal no século XX. Um filme que junta o ciúme, a admiração e a ligação complexa entre duas mulheres. Esta produção nacional está disponível na HBO Max.