Hotel du Cap-Eden-Roc, Antibes. Fotografia: Michael Ochs Archives / Slim Aarons / Getty Images; D.R.
Há hotéis que se tornam verdadeiras lendas.
Conhecidos por serem os favoritos dos A-listers, estes destinos icónicos fundem o luxo com a história, oferecendo o cenário perfeito para serem autênticos refúgios de celebridades. Dos (melhores) clichês de Hollywood ao charme europeu, estes endereços são destinos por direito próprio.
The Plaza Hotel, Nova Iorque
O The Plaza Hotel, situado na esquina da Quinta Avenida com a 59th Street em Nova Iorque, abriu as portas em 1907 e será até redundante afirmar que rapidamente se tornou um símbolo de luxo, sofisticação e opulência na cidade que nunca dorme. Famoso pelo charme atemporal e detalhes em estilo Beaux-Arts, o Plaza já acolheu inúmeras celebridades, desde F. Scott Fitzgerald, que se inspirou nele para cenas de O Grande Gatsby, a Frank Lloyd Wright ou The Beatles, que também foram hóspedes em 1964, causando um verdadeiro frenesim na cidade. Com Sozinho em Casa 2, Kevin McCallister imortalizou as imagens do hotel correndo pelos seus corredores. Entre as ilustres visitas e acontecimentos, destaca-se ainda o inesquecível Black and White Ball de Truman Capote, em novembro de 1966.
Chateau Marmont, Los Angeles
“Se tiver de se envolver em sarilhos, vá para o Marmont”, dizia Harry Cohn, co-fundador e presidente da Columbia Pictures. Construído em 1929, o Marmont tornou-se num santuário e passagem incontornável dos maiores artistas do planeta — não por ser o mais caro e luxuoso, mas por ser símbolo de privacidade e de indulgências. Como o epítome de “sexo, drogas e rock'n'roll” este Chateau foi palco de acontecimentos bizarros que o tornaram ainda mais icónico: Jim Morrison caiu do telhado, James Dean entrou por uma janela para conseguir uma audição para Rebel Without a Cause e Helmut Newton sofreu um acidente mortal quando se despistou na entrada. Eterna inspiração de artistas como Lana Del Rey, este continua a ser um dos hot spots de Hollywood e passagem obrigatória para qualquer rising star da indústria.
Hotel de Paris, Monte-Carlo
Incontornável na paisagem glamorosa de Monte Carlo, o Hotel de Paris tem sido um ponto de encontro para a elite global desde o século XIX. Situado na famosa Place du Casino, o hotel foi frequentado por lendas como Frank Sinatra, Michael Jackson e Salvador Dalí. Nos dias de hoje, durante o Grande Prémio de Fórmula 1 ou o Festival de Cinema de Cannes, é o local onde Beyoncé, Leonardo DiCaprio e outras estrelas de Hollywood encontram a privacidade que procuram. Com o restaurante Louis XV, de Alain Ducasse, laureado com três estrelas Michelin, o Hotel de Paris oferece uma experiência que espelha o luxo e a sofisticação que definem o espírito de Monte Carlo.
The Beverly Hills Hotel, Los Angeles
Falar do Beverly Hills Hotel é falar da história de Hollywood. Desde a sua inauguração, em 1912, que esta morada lendária consta da lista de estadias favoritas das celebridades e, em 2024, o fascínio mantém-se. Para Marilyn Monroe, já foi casa algures nos anos 50, e para John Lennon e Yoko Ono, o esconderijo perfeito durante uma semana. Elizabeth Taylor, por sua vez, elegeu-o para seis das suas oito luas de mel e Faye Dunaway encontrou na piscina do hotel o pano de fundo perfeito para a morning-after dos Óscares em 1977 — veja-se a fotografia famosíssima tirada por Terry O’Neill. Situado a poucos minutos de Rodeo Drive, este Pink Palace é, por si só, uma atração turística e referência incontestável.
Hotel du Cap-Eden-Roc, Antibes
Escondido entre pinheiros e o mar azul-turquesa da Riviera Francesa, o Hotel du Cap-Eden-Roc é, desde o século XIX, o destino predileto de grandes nomes das Artes — de Coco Chanel e Pablo Picasso a Slim Aarons. Durante o Festival de Cinema de Cannes, o hotel transforma-se num ponto de encontro das maiores estrelas, que ali desfrutam do charme intemporal e da serenidade deste ícone francês. Inspirado pela beleza lendária do local, Christian Dior criou o Eau de Parfum Eden-Roc, uma fragrância que captura a essência da Riviera e a atmosfera luxuosa e ensolarada do local. Foi também no Hotel du Cap-Eden-Roc que Sofia Richie celebrou o seu casamento, cujas imagens reforçaram o estatuto do hotel como cenário de sonho e beleza e expoente máximo do quiet luxury.
Claridge's, Londres
Localizado no coração de Mayfair, o hotel é um emblema de elegância e tradição em Londres desde 1856. Celebrado pelo seu estilo Art Déco e serviço impecável, o hotel tem sido o refúgio de figuras ilustres como Winston Churchill, Audrey Hepburn e membros da realeza, incluindo a Rainha Alexandra, que ali deu à luz o príncipe Alexandre da Iugoslávia - na suite 212. Nos anos 70, a designer Diane von Furstenberg deu início à sua parceria com o Claridge's, que culminou no seu primeiro projeto de interiores solicitado pelo hotel. Hoje, com o famoso chá da tarde e o ambiente requintado, o Claridge’s atrai celebridades como Victoria Beckham e Kate Moss, que apreciam o luxo discreto e a privacidade oferecidos. Entre o charme clássico e a sofisticação moderna, o hotel continua a ser uma joia de Londres.
Reid's Palace, Madeira
Elevado sobre as falésias da baía do Funchal, o Reid’s Palace, na Madeira, é um símbolo de elegância e hospitalidade desde 1891. Este refúgio intemporal já recebeu hóspedes ilustres, de Winston Churchill a George Bernard Shaw, que ali encontraram inspiração e serenidade entre jardins exóticos e vistas deslumbrantes do Atlântico. Com um toque inconfundível de glamour britânico, o Reid’s Palace mantém tradições clássicas, como o seu chá da tarde, emolduradas pelo charme português e pelo sol ameno da ilha. Durante mais de um século, este hotel tem sido espelho de sofisticação, fazendo dele um verdadeiro ícone nacional e um destino imperdível para os mais exigentes.
Publicado originalmente na edição "The Icons Issue" da Vogue Portugal, de novembro 2024, disponível aqui.