Pre-Fall 24 © Cortesia Guess Jeans
O legado em denim que é apanágio da Guess materializa-se agora como marca em nome próprio.
A Guess Jeans não regressa apenas às raízes do nome para se assumir como a referência que tem sido neste nicho; a nova aposta da casa atualiza o conceito de denim, adaptando-o às exigências do mundo atual - e às exigências da própria empresa, que tem lutado por uma abordagem cada vez mais sustentável à sua produção. A chegada da Jeans, apresentada esta semana na Pitt Uomo, em Florença, surge com a introdução do Guess Airwash™, uma alternativa sustentável de última geração à lavagem de pedras iniciada pela GUESS, na sua criação, em 1981.
Pre-Fall 24, Guess Jeans.
Cortesia Guess Jeans
Concebida pelo diretor criativo Nicolai Marciano, esta nova aposta faz reinventar a mecânica da confeção da própria marca, sem minar a qualidade e as linhas construídas ao longo de mais de quatro décadas de herança da marca: esta tecnologia de ponta recria o efeito da lavagem com pedras através de uma lente sustentável ao substituir, em grande parte, a água utilizada na lavagem com pedras por ar e bolhas. A prática - que também elimina o uso de pedras-pomes - diminui significativamente o consumo de água e energia do processo. A tecnologia foi desenvolvida pela Jeanologia, um parceiro de longa data da casa, que assegura a exclusividade global do Guess Airwash™ durante um longo período de tempo.
Pre-Fall 24, Guess Jeans.
Cortesia Guess Jeans.
A abordagem não tem prejuízo para o lado de design da etiqueta - pelo contrário, aprimora: a coleção de estreia, Pre-Fall 2024, apresenta oito airwashes em calças denim, camisas denim e casacos. Inspirada nos arquivos da Guess dos anos 80 e 90, na linha de womenswear, as calças surgem em três cortes (skinny, mom, midrise straight) e um rol de propostas - como a eterna t-shirt, o hoodie perfeito, o icónico bomber, etc… - que assentam na elegância casual do lifestyle californiano que seduziu os irmãos Marciano aquando da sua chegada à América em 1978, mas que em nada são datadas.
Os oito airwashes da Guess Jeans.
Cortesia Guess Jeans.
Em materiais orgânicos ou reciclados, a Guess Jeans refresca a história da marca impulsionada pelo denim, e trá-la para o séc. XXI com uma mentalidade jovem, reflexo também da perspectiva geracional do diretor criativo, nascido em 1996, que testemunhou de perto, enquanto crescia, o impacto da marca na cultura e subcultura da Moda (e não só). Este que é o seu primeiro projeto comercial chegará a lojas, revendedores e online em junho 2024, com uma boa notícia extra - um preço acessível: as calças denim serão vendidas a 89 euros.
Nikolai Marciano.
© Cortesia Guess Jeans.