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Haider Ackermann é nomeado diretor criativo da Tom Ford

04 Sep 2024
By Luke Leitch

Fotografia: Ethan James Green

O primeiro desfile de Ackermann para a marca terá lugar durante a edição de Moda feminina outono/inverno 2025 da Semana da Moda de Paris.

Haider Ackermann é o novo diretor criativo da Tom Ford, a partir de hoje. “É com enorme orgulho que tenciono honrar o legado de Tom Ford, um homem que admiro há muito tempo e pelo qual tenho o maior respeito”, afirmou Ackermann, numa declaração divulgada esta manhã, quando foi nomeado para o cargo pela proprietária da Ford, as Estée Lauder Companies Inc (ELC).

“Estamos muito contentes por dar as boas-vindas a Haider Ackermann à Tom Ford”, afirmou William P. Lauder, presidente executivo da ELC, numa declaração à Vogue Business: “A nomeação de Haider reforça as nossas ambições para esta marca de enorme sucesso. A sua visão única e perspicaz irá aumentar ainda mais o impacto global da casa na Moda e na cultura”. Ford, que fundou a sua marca epónima em 2005, deixou o cargo de diretor criativo em 2023, na sequência da sua venda de 2,8 mil milhões de dólares à ELC no ano anterior.

Ackermann, que nasceu em Bogotá, na Colômbia, e foi adotado por uma família francesa, irá residir na sua cidade natal, Paris, informou hoje a marca. O seu papel torna-o responsável pela criação de toda a produção de Moda da Tom Ford, incluindo womenswear, menswear, acessórios e óculos. Além disso, “irá orientar a visão criativa de toda a marca”, acrescenta o comunicado da empresa. A primeira apresentação completa da sua interpretação dos códigos estabelecidos e aperfeiçoados por Ford será revelada em Paris, no próximo mês de março, num desfile durante a edição de outono/inverno 2025 da Semana da Moda de Paris.

Quem já pediu o seu bilhete para o desfile foi o próprio Tom Ford, que recebeu as notícias de hoje de forma positiva. Disse: “Há muito que sou um grande fã do trabalho de Haider. Acho que tanto a sua roupa feminina como a masculina são igualmente fascinantes. Ele é um colorista incrível, a sua alfaiataria é elegante e, acima de tudo, é moderno. Partilhamos muitas das mesmas referências históricas e não podia estar mais entusiasmado para ver o que ele faz com a marca. Suspeito que serei o primeiro a aplaudir de pé o seu desfile em março”.

Após a saída graciosa de Ford, a marca foi inicialmente orientada por Peter Hawkings – um veterano da empresa que tinha trabalhado com o fundador durante quase 25 anos. Saiu subitamente durante o passado mês de julho.

Com a nomeação de Ackermann, a marca apostou num designer que está profundamente familiarizado com a notoriedade da Moda. Um líder criativo experiente, Ackermann foi o diretor da sua marca epónima durante quase duas décadas até 2020. Karl Lagerfeld chegou a nomeá-lo como um possível futuro candidato para o substituir na Chanel. Isso não aconteceu – ou, pelo menos, ainda não aconteceu –, embora Ackermann tenha sido nomeado por Antoine Arnault para conduzir a maison masculina Barluti, propriedade da LVMH, no que foi um período bastante aclamado para a marca.

Então, o que é que Ackermann, enquanto designer de renome por direito próprio, trará à Tom Ford? A fusão do seu design com os códigos do seu fundador representa uma perspetiva de Moda intrigante: ambos os designers desenvolveram, respetivamente, os seus próprios dialetos estéticos que, embora altamente distintos, também se sobrepõem na sua mistura de profunda sensualidade com um certo rigor. Além disso, o principal métier de Ackermann sempre foi o vestuário feminino, uma categoria que o licenciado de Moda da marca – o Grupo Ermenegildo Zegna – está particularmente interessado em desenvolver. Outro atributo de Ackermann que se sobrepõe a Ford é a sua proximidade com Hollywood: o designer é especialmente próximo dos atores Tilda Swinton e Timothée Chalamet.

Em abril de 2023, a venda da marca Tom Ford foi concluída num negócio que viu os seus parceiros existentes nos setores da beleza, óculos e ready-to-wear assumirem o controlo. A Tom Ford International, a empresa previamente responsável pelo negócio da Moda Tom Ford, foi adquirida na sua totalidade pelo Grupo Ermenegildo Zegna, sediado em Milão. A aquisição fez parte de uma operação conjunta liderada pela ELC, o atual parceiro de beleza da Tom Ford, e pela Marcolin, o seu parceiro de óculos.

Numa declaração partilhada com a Vogue Business, Ermenegildo ‘Gildo’ Zegna, presidente e CEO do Grupo Ermenegildo Zegna, afirmou: “A atividade de Moda da Tom Ford tem, desde há muito, um enorme potencial de crescimento. A nomeação de Haider como novo diretor criativo da marca irá reforçar ainda mais a equipa que estamos a construir e deixa-me ainda mais confiante no futuro da Tom Ford Fashion”. Entende-se que a principal ambição de Zegna para o ready-to-wear Tom Ford é expandir as suas vendas de Moda feminina, que, em 2023, representaram 30% dos lucros da Tom Ford Fashion.

Ackermann parece ser extremamente qualificado tanto para navegar como para impulsionar o crescimento da marca. A sua linha epónima foi interrompida de forma repentina e surpreendente em 2020. Desde então, o designer – que, em criança, viveu com a sua família em países como Etiópia, Chade, Argélia e Países Baixos – tem estado numa segunda fase de deambulação criativa. Entre os seus cargos recentes contam-se funções na Maison Ullens, Fila e Canada Goose, bem como um cameo merecidamente elogiado na Alta-Costura de Jean Paul Gaultier.

Agora, a partir de Paris, Ackermann vai desfrutar de um ambiente estável para desenvolver a sua estética em torno das bases estabelecidas por Tom Ford. Refletindo a estrutura da marca, Ackermann vai responder tanto a Guillaume Jesel – presidente e CEO da Tom Ford e do desenvolvimento de negócios de luxo na ELC – como a Lelio Gavazza – CEO da Tom Ford Fashion no Grupo Ermenegildo Zegna.

Hoje, Jesel saudou Ackermann como “um dos talentos mais visionários e inspiradores do mundo da Moda”, afirmando: “Ele recorre à sua profunda afinidade com a cultura global e as artes para criar Moda cativante e ligações emocionais memoráveis”. Gavazza acrescentou sobre Ackermann: “A sua reconhecida experiência no luxo será fundamental para impulsionar o negócio da Moda durante a sua próxima importante fase de expansão”.

Traduzido do original, disponível aqui.

Luke Leitch By Luke Leitch

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