Antes de assaltar aquele pacote de batatas fritas, pacote de bolachas ou bombons de chocolate que ficaram do dia dos namorados, leia este artigo. A ajuda vai a caminho.
Antes de assaltar aquele pacote de batatas fritas, pacote de bolachas ou bombons de chocolate que ficaram do dia dos namorados, leia este artigo. A ajuda vai a caminho.
Estar em casa não tem só peso na psique, tem também peso na balança: quando está confinada a uma vida entre quatro paredes, relativamente sedentária, a comida deixa de ser sustento para passar a ser distração. Para quebrar o aborrecimento ou afogar as preocupações dos tempos que correm, abusar dos snacks pouco saudáveis em quarentena é uma realidade. Mas em vez de ver o armário dos doces e salgados como uma Netflix gastronómica, aproveite para olhar para a situação da perspetiva contrária: esta é a altura em que pode confecionar as suas próprias refeições e investir nas vitaminas que a vida quotidiana e o tempo limitado impedem que sejam mais frequentes.
A energia para um dia-a-dia saudável de corpo e mente passa por estas três receitas selecionadas pela nutricionista Iara Rodrigues, que dispensa apresentações - a ótima reputação precede-a -, escolhidas porque incluem "ingredientes comuns na maioria das casas, praticidade na confecção (as crianças podem participar), e são saudáveis mas saborosas e reconfortantes, como esta quarentena pede", conta à Vogue.
Se fizer alguma delas, partilhe connosco nos stories do Instagram e tague a Vogue Portugal. Para mais receitas, Iara Rodrigues tem um rol apetitoso no site homónimo.
SUMO POWER
© Maria Midões
© Maria Midões
Ingredientes:
200ml de água de coco 1 punhado de espinafres 2 kiwis 1 laranja 1 colher de sopa de aveia 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça
Modo de preparação:
Num liquidificador bata todos os ingredientes.Sirva e beba.
Adenda da Vogue: os espinafres são pouco calóricos e ricos em nutrientes. Contém altos níveis de clorofila e fitoquímicos (ou seja, betacaroteno, luteína e zeaxantina) que dão cor ao vegetal. Possuem, ainda, propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
QUICHE SAUDÁVEL
© Sílvia Martinez
© Sílvia Martinez
Ingredientes:
400g Espinafres4 Ovos1 Requeijão de Cabra1 Iogurte Natural2 Cenouras Raladas150g Cogumelos LaminadosSal q.b.Pimenta q.bNoz-moscada q.b.
Modo de preparação:
Coza as folhas de espinafres, de preferência a vapor, para não perderem tantos nutrientes na cozedura.Numa tigela bata os ovos.Adicione-lhes o requeijão, esmagando-o e misturando bem.Junte o iogurte, o sal, a noz-moscada e a pimenta.Entretanto, escorra os espinafres para retirar o excesso de água.Junte-os ao preparado dos avos, assim como a cenoura e os cogumelos laminados.Envolva bem.Deite o preparado final numa forma de fundo amovível, forrada com uma folha de papel vegetal húmida.Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C durante cerca de 20 minutos.
Adenda da Vogue: fonte de proteínas vegetais - importantes para a manutenção muscular - e pouco calóricos, os cogumelos são, ainda, ricos em fibras e vitaminas, nomeadamente, vitaminas do complexo B. Têm capacidade antioxidante e ajudam a estimular reações imunológicas do organismo, assim como respostas anti-inflamatórias celulares. Os cogumelos também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas, graças ao seu alto teor de ácido fólico.
MOUSSE DE ABACATE E CHOCOLATE CROCANTE
© Sílvia Martinez
© Sílvia Martinez
Ingredientes:
100g Chocolate 75% Cacau100g Pistácios2 Abacates1 Banana Madura6 Tâmaras Medjool4 C. Sopa de Cacau Magro em PóCanela q.b.Sal q.b.Pepitas de Cacau Cru q.b.
Modo de Preparação:
Derreta o chocolate em banho maria. Numa frigideira, torre ligeiramente os pistácios.Num processador, adicione a polpa de dois abacates, a banana, as tâmaras, o cacau em pó, canela e sal a gosto.Verta o chocolate derretido sobre estes ingredientes e misture tudo até se obter um creme macio.Sirva em tacinhas decorando com pistácios e pepitas de cacau
Adenda da Vogue: o abacate é fonte de gordura - das boas. Com ácidos gordos monoinsaturados, conhecidos por serem benéficos para o coração e anti-inflamatórios, inclui ainda um rol de vitaminas, minerais e fibra. Deve ser consumido sem abusos - mas também sem culpa.