Moda   Notícias  

Jean-Paul Gaultier: "Vamos fazer uma grande festa e aproveitá-la."

24 Jan 2020
By Vogue

O último desfile de Jean-Paul Gaultier foi uma homenagem eufórica a tudo aquilo que o designer francês criou nos últimos 50 anos.

O último desfile de Jean-Paul Gaultier foi uma homenagem eufórica a tudo aquilo que o designer francês criou nos últimos 50 anos.

© Getty Images
© Getty Images

“Na realidade, estou muito contente", conta-nos Jean-Paul Gaultier, no dia do seu último desfile, que teve lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 22 de janeiro. “Vamos fazer uma grande festa e aproveitá-la.” O look que escolheu para a sua última vénia? Uma overalls azuis e o sorriso de sempre. 

Responsável por alguns dos maiores, e mais marcantes, momentos de Moda das últimas cinco décadas, o designer tem muitas conquistas para comemorar. O emblemático soutien cónico que Madonna usou durante a Blond Ambition Tour de 1990 (uma ideia que executou pela primeira vez no outono/inverno de 1984) e a sua colaboração com o realizador Luc Besson para o filme de culto The Fifth Element, de 1997, formam apenas um pequena, muito pequena, fracção do arquivo que Gaultier tem vindo a criar.

© Getty Images
© Getty Images

Como é que um designer com um currículo tão vasto e completo como o de Jean-Paul sai cena? Para a sua despedida, o designer chamou algumas das suas amigas modelos e preparou um espetáculo inesquecível - que começou com um funeral e terminou com uma grande ovação. O lineup da Alta-Costura da primavera/verão 2020, contou com Gigi e Bella Hadid, Coco Rocha, Joan Smalls, Karlie Kloss, Irina Shayk, Yasmin Le Bon, Erin O’Connor e Karen Elson, ou seja tudo grandes nomes das passerelles.

© Getty Images
© Getty Images

“Há muitas modelos, que eu adoro, que vieram de propósito para o meu último desfile, isso deixa-me muito feliz", conta-nos Gaultier no meio do caos instalado nos bastidores do Théâtre du Châtelet.

Se em palco se vivia uma grande festa, a audiência que assistiu a este desfile não ficou para trás. Na passerelle, o desfile foi acompanhado por performances de nomes emblemáticos da pop, incluindo Boy George e Catherine Ringer das Les Rita Mitsouko, que foram aplaudidas enquanto que as modelos desfilavam com corpetes em seda, casacos em ganga, perfectos em pele e fatos de marinheiro. 

“Conheço o Jean-Paul há 25 aos e ele significa muito para mim”, conta-nos a modelo britânica Karen Elson. “Ele é groundbreaking e muito criativo. Estar aqui esta noite, significa o mundo para mim.”

Vogue By Vogue

Relacionados


Compras  

15 produtos de autocuidado para combater a Blue Monday

20 Jan 2025

Moda   Casamentos  

Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português

17 Jan 2025

Beleza  

Travão a fundo: está na altura de desacelerar a indústria da Beleza?

16 Jan 2025

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Monocromático

16 Jan 2025