Na etiqueta lê-se made in Portugal, mas o seu ADN é o resultado de experiências internacionais enriquecedoras, que fazem da Kozii um produto do mundo.
Na etiqueta lê-se made in Portugal, mas o seu ADN é o resultado de experiências internacionais enriquecedoras, que fazem da Kozii um produto do mundo.
© Kozii
© Kozii
Tudo começa na Índia. É na cidade de Jaipur, capital da província de Rajastão, que são produzidos os tecidos que servem de base às criações da Kozii. A escolha do país asiático não foi difícil – Cecília e Nuno, os fundadores da marca de moda, apaixonaram-se pelos aromas surpreendentes e pelas cores vibrantes que brotam das ruas de Jaipur. Foi também na Índia que descobriram o woodblock printing, uma técnica de estampagem ancestral que combina na perfeição com os valores de qualidade e sustentabilidade da marca.
Esta é apenas uma das muitas viagens que inspiram as coleções da Kozii, desde a sua criação, em 2015. A procura por materiais exclusivos e técnicas artesanais de estampagem e tecelagem leva Cecília e Nuno às mais exóticas regiões do globo. Com uma bagagem repleta de conhecimento, o casal português regressa a Tavira, e aí materializa as descobertas de cada viagem, criando um produto nacional, que é também fruto do mundo.
© Kozii
© Kozii
“A Kozii reflete não apenas uma estética e um conforto, mas tudo aquilo em que acredita: um mundo mais diverso, justo, sustentável, humano”, partilhou a marca algarvia, em comunicado. Entre roupa, acessórios e têxteis de casa, a Kozii concebe cada coleção como uma peça de arte singular, forjada com tempo e cuidado. O resultado são peças de grande qualidade, que casam técnicas de produção ancestrais às silhuetas privilegiadas pelo consumidor contemporâneo.
Para a presente estação quente, a Kozii propõe duas coleções cápsula de contornos luxuosos, que simbolizam, por um lado, a poesia e, por outro, a alegria. Rose corresponde à primeira temática, mas é o tecido selecionado que lhe dá nome. De pétalas e arbustos de rosas são extraídas fibras naturais, colhidas e fiadas manualmente, que formam um material distinguido pela sua suavidade e sustentabilidade. Cada tecido é depois estampado com recurso à técnica block-print, formando padrões lisos ou geométricos, no espectro cromático de preto e branco.
© Kozii
© Kozii
A segunda coleção privilegia cores vibrantes, que proporcionam a alegria destacada pela marca. Entre tons de amarelo, azul, vermelho e salmão, nascem padrões pujantes, impressos em batik. Este processo de estampagem, tão característico da marca, é conseguido através da transferência de cera para o tecido, que, após secagem, é mergulhado num tambor de tingimento têxtil. A cera funciona como uma barreira à coloração, sendo que, por vezes, racha, permitindo criar linhas de cor singulares. Por esse motivo, todas as peças estampadas em batik são únicas.
© Kozii
© Kozii
São processos como estes, morosos e peculiares, que tornam a Kozii tão especial. Ao optar por fibras de origem natural e técnicas de produção artesanal, a marca minimiza o impacto ambiental das suas criações e gera valor para as comunidades com que trabalha.
Para conhecer mais acerca da Kozii, é possível visitar o seu website e as suas lojas em Tavira, Lagos, Castro Marim e Olhão.
Most popular
Relacionados
Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor
08 Jan 2025
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025