Moda   Project Union  

Project: Vogue Union | Luís Carvalho, entre o clássico e o casual

09 Jul 2020
By Mónica Bozinoski

Desde 2013, ano em que fundou a sua marca homónima, Luís Carvalho tem somado um rol de distinções, clientes e peças que desconstroem o óbvio para construir o sonho que mulheres e homens querem vestir.

Desde 2013, ano em que fundou a sua marca homónima, Luís Carvalho tem somado um rol de distinções, clientes e peças que desconstroem o óbvio para construir o sonho que mulheres e homens querem vestir. 

©Luís Carvalho fotografado por Branislav Simoncik para a GQ Portugal
©Luís Carvalho fotografado por Branislav Simoncik para a GQ Portugal

“LUIS CARVALHO wear dreams.” Quando perguntamos a Luís Carvalho que slogan seria a sua marca se tivesse que ser um, é com estas palavras que o designer português, natural de Vizela, responde. Vestir sonhos parece a definição certa para as peças de um criador que, de estação para estação, faz mulheres e homens sonharem mais alto com as suas coleções, todas elas baseadas na alfaiataria, na atenção ao pormenor e no jogo entre construção/desconstrução de silhuetas femininas e masculinas. O resultado é a fluidez invejável, o encontro entre o clássico e o casual, o toque irreverente, e as misturas e contrastes que tão bem reconhecemos e que frequentemente vemos em nomes como Raquel Strada, Inês Castel-Branco, Tânia Dioespirro, Carolina Loureiro, Conan Osíris e Rui Maria Pêgo, para nomear apenas alguns. 

Um nome que salta imediatamente à vista quando se fala em Moda nacional, Luís Carvalho conta à Vogue que tudo começou em 2002, quando teve que decidir a área que queria seguir. “Comecei por tirar o curso técnico de estilismo na Escola Profissional Cenatex, em Guimarães, e depois licenciei-me em Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB”, escreve-nos por e-mail. Fez um estágio com Filipe Faísca, trabalhou com assistente de Ricardo Preto e foi designer na Salsa Jeans, onde permaneceu dois anos e meio. O grande ponto de viragem viria em 2013, quando tomou a decisão de deixar a Salsa. “Parei por uns tempos para decidir o que realmente queria fazer, se era seguir o sonho que sempre tive de construir a minha marca em nome próprio ou continuar a trabalhar noutras empresas na área da Moda.” A primeira opção revelou-se o caminho a seguir e, nesse mesmo ano, começou a marca LUIS CARVALHO, desenvolvendo uma coleção-cápsula outono/inverno para apresentar a sua estética ao público. Outubro de 2013 marcou o momento em que começou a apresentar na ModaLisboa, na plataforma LAB. Dois anos depois, como o próprio conta, passou a apresentar na “passerelle principal”, e é aí que, desde então e em todas as estações, tem mostrado ao público as suas coleções. As oportunidades além-fronteiras e as distinções do país a que chama casa não tardaram a chegar: durante o percurso da marca, Luís Carvalho apresentou duas vezes na Semana de Moda de Paris, e uma vez em Berlim, e arrecadou o prémio GQ Men of the Year na categoria de Designer de Moda e o Globo de Ouro para Melhor Estilista, ambos em 2016. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Vestidos de linhas direitas

09 Jan 2025

Moda   Notícias   Atualidade  

Y/Project anuncia que irá fechar portas

09 Jan 2025

Moda   Entrevistas   Casamentos  

Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor

08 Jan 2025

Curiosidades  

Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias

07 Jan 2025