Quais são os 4 grupos de sintomas da menopausa e suas causas?
Quais são os 4 grupos de sintomas da menopausa e suas causas?
© iStock Photos
Explore também Menopausa 101 | Parte II e Menopausa 101 | Parte III.Publicado originalmente aqui.
A menstruação passou a ser amplamente falada na sociedade, mas a menopausa, que se refere aos 10 anos antes e depois da menopausa, tende a ser um problema apenas para quem é afetado. Mas é realmente assim? Esta série questiona a obstetra e ginecologista japonesa Miho Takao* sobre o que se deve saber sobre a menopausa, não apenas para quem sofre dela atualmente, mas também para as que sofrerão no futuro e as pessoas ao seu redor, como família e amigos. A primeira sessão foi intitulada “Noções Básicas" e incide sobre os distúrbios mentais e físicos que podem ocorrer durante a menopausa, bem como suas causas.
Qualquer pessoa com útero passará pela menopausa, mas a sua realidade não é bem conhecida. Existem muitas histórias de que "a menopausa é dolorosa", mas em primeiro lugar, que mudanças ocorrem no corpo e na mente durante a menopausa? Que preparativos e medidas pode tomar para passar por uma menopausa confortável? O que pode fazer pelas pessoas e pela sociedade ao seu redor?
A obstetra e ginecologista, também conhecida pelo livro "Manual Completo para a Menopausa", sobre a menopausa, as pessoas que têm problemas com a menopausa, aqueles que chegarão à menopausa e aqueles ao seu redor que querem saber sobre a menopausa, esclarece as dúvidas na entrevista abaixo.
Os sintomas da menopausa podem dividir-se em quatro grupos.
── A menopausa tende a ter uma imagem negativa de nos tornar pessoas irritadiças e provocar muito desconforto. Toda gente passa por algum tipo de desequilíbrio, quando entra na menopausa?
Em primeiro lugar, “menopausa” é um termo que se refere ao período de 5 anos antes e depois da menopausa, num total de 10 anos. Isto é algo que todas as mulheres, mais tarde ou mais cedo, passam na sua vida e não podem evitar. Das mulheres que atingiram a menopausa, 60% delas apresentam "sintomas da menopausa", que são distúrbios físicos e mentais. Cerca de 30% delas passam pela “menopausa”, o que torna a vida difícil se não for tratada.
Por outro lado, 40% das pessoas que não apresentam sintomas da menopausa terminam a menopausa sem se aperceber nenhum sintoma, apenas porque os seus ciclos menstruais, até então tranquilos, gradualmente se tornam irregulares. Nem toda gente passa pelos sintomas da menopausa, mas é verdade que existe uma imagem no mundo de que a "menopausa = sentir-se mal e irritável". No entanto, existem métodos medicamente estabelecidos para lidar com a menopausa, por isso gostaria que se percebesse que a menopausa não é tão assustadora quanto se pensa.
──Os sintomas da menopausa estão associados a um distúrbio mental e físico geral, mas quais são os sintomas específicos?
Os sintomas da menopausa podem ser agrupados em quatro grupos. Um deles é um grupo de sintomas como sudação, calor corporal (ondas de calor), palpitações cardíacas e mãos e pés frios. O segundo é um grupo de distúrbios, como ombros rígidos, dores nas costas e disfunção do sistema digestivo. O terceiro é um grupo de distúrbios como pele seca, osteoporose e dor durante a relação sexual, e o quarto é um grupo de distúrbios mentais.
──Muitas vezes ouvimos sobre suor, ondas de calor, palpitações cardíacas e mãos e pés frios no primeiro grupo, mas o que causa esses sintomas?
Na verdade, é um desequilíbrio que ocorre devido ao declínio do trabalho dos nervos autónomos. Uma das principais causas desses distúrbios é o declínio da função ovariana. Embora os ovários produzam a hormona estrogénio (hormona folicular), também são órgãos com limite de tempo que funcionam ao longo de 40 anos, dos 10 aos 50 anos. Os ovários de uma mulher são como os testículos de um homem, mas mesmo no caso dos testículos, mesmo que o seu funcionamento diminua, nunca se extingue completamente ao longo da sua vida. Esta é sem dúvida a maior diferença entre humanos machos e fêmeas.
Os ovários não produzem estrogénio arbitrariamente, mas o hipotálamo no cérebro controla a concentração de estrogénio no sangue, transmitindo instruções para produzir estrogénio. Durante a menopausa, a função dos ovários diminui, mas, na verdade, o hipotálamo não percebe o declínio da função ovariana e pede à mulher que produza estrogénio normalmente. No entanto, os ovários, que perderam a função, não conseguem responder ao pedido. por isso, o hipotálamo do lado solicitante não consegue funcionar bem. O hipotálamo controla os nervos autónomos, regula a temperatura corporal e o suor e controla os vasos sanguíneos e o coração.
De facto, descobriu-se que os ovários das mulheres param de funcionar desde que os humanos conseguem viver mais. Por exemplo, na segunda metade da década de 1940, antes e depois da guerra, a esperança média de vida das mulheres ainda estava na casa dos 50 anos, e havia um certo número de mulheres que terminavam as suas vidas sem atingir a menopausa. Como resultado, o próprio conceito de menopausa não era amplamente conhecido. Costumava ser comum pensar que a função ovariana terminaria com o fim da vida. Depois disso, a esperança média de vida aumentou, mas, por outro lado, o momento da menopausa não se adiou. Um dos nossos desafios era poder viver mais tempo, depois de perder a função ovariana.
──Qual é a razão para os três grupos restantes?
O envelhecimento causa ombros rígidos, dor lombar e disfunção do sistema digestivo. É fácil entender quando se pensa que é um sintoma que acontece com qualquer pessoa quando envelhece, e pode acontecer com os homens também.
Por outro lado, um terceiro grupo de doenças, como pele seca, osteoporose e relações sexuais dolorosas, são causadas pela deficiência de estrogénio. O estrogénio está relacionado com a concentração de colagénio e, quando o colagénio é reduzido, a pele torna-se menos elástica, os vasos sanguíneos tornam-se menos elásticos, levando à arteriosclerose e os ossos tornam-se quebradiços. O estrogénio também afeta os músculos, de modo que a massa muscular dos músculos do pavimento pélvico diminui, facilitando a perda de urina.
Além disso, são chamados "sintomas da menopausa", incluindo transtornos mentais particulares à menopausa, o ficar muito zangada ou deprimida. O estrogénio desempenha um papel importante em tudo, exceto nas mudanças gerais relacionadas à idade. Este estrogénio também está envolvido na "fadiga" que muitas mulheres na menopausa experimentam.
Em primeiro lugar, tenha consciência de fazer parte de uma “geração da menopausa”.
──Sintomas como mau funcionamento do sistema nervoso autónomo, fadiga e deterioração do sistema digestivo podem ocorrer quando está sob stress, mesmo que não esteja na menopausa. Acho que muita gente procura outras especialidade que não a ginecologia sem perceber que os seus sintomas são devidos à menopausa.
Gostaria que se tivesse em mente que somos da geração da menopausa. Por exemplo, se tem uma dor nas costas, pode ter uma vaga ideia de cirurgia ortopédica, mas a ideia é ir ao ginecologista, também.
── Pelo contrário, é possível que tenha pensado que algo seria atribuído à menopausa, mas na verdade era uma doença diferente?
É possível. Para fazer um diagnóstico de distúrbio da menopausa, primeiro é necessário fazer um "diagnóstico de exclusão" para confirmar que não é outra doença que produz sintomas semelhantes. Por exemplo, a doença da tiroide é uma das doenças que provavelmente ocorrem em mulheres na menopausa. A doença de Basedow é um exemplo típico disso, mas como aumenta o seu metabolismo, tende a suar mais e sentir palpitações. Outra doença chamada Tireoidite de Hashimoto, que causa uma diminuição da função da tiroide, também apresenta sintomas semelhantes aos da menopausa, como sentir-se deprimido e sentir frio com facilidade. É necessário negar a doença que produz sintomas semelhantes aos da menopausa, por isso são necessários exames para esse fim.
Portanto, é importante pensar em si como um membro da geração da menopausa e fazer um “inventário de saúde” quando começar a ver irregularidades em seu ciclo menstrual. Por exemplo, pode aproveitar os resultados de um exame de saúde no seu local de trabalho ou pedir a um médico de clínica geral que o examine de forma abrangente. Não são muitas as pessoas com quase 40 anos que têm um A em todos os seus exames de saúde. Existem alterações como uma nota C (exigindo novo exame) para algum item, ou alterações nos valores de colesterol ou dislipidemia, portanto, também podem ser indicadores de inventário.
──A partir de que idade devemos estar cientes que se trata de uma geração da menopausa?
O início da menopausa é realmente difícil de perceber. Diz-se que a menopausa começa 5 anos antes, por isso não sabemos quando vai começar até chegarmos à menopausa. É tudo uma reflexão tardia. Considerando isso, a idade média para as mulheres atingirem a menopausa é 50,5 anos, então acho que é uma boa ideia preparar-se para várias coisas, pois pode estar a aproximar-se da menopausa tão cedo quanto aos 40 anos.
*Miho Takao: Obstetra, formada em Medicina, Médica Desportiva. É vice-diretora da clínica de saúde integrativa para mulheres "Ike Omotesando". É membro do Projeto de Apoio e Desenvolvimento de Atletas Femininas do Centro Nacional de Ciências do Desporto do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia. Pratica ioga há muitos anos e ensinou muitos instrutores de ioga. No seu canal no YouTube "Real Voice from Miho Takao", responde às preocupações das mulheres todos os dias e partilha ideias que tornam a vida mais fácil.
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024