De Stella McCartney e Liv Tyler com as t-shirts “Rock Royalty” a Naomi Campbell com Gianni Versace, sem esquecer a comitiva Gucci de Alessandro Michele, a Vogue revisita os pares mais icónicos da história da Met Gala.
De Stella McCartney e Liv Tyler com as t-shirts “Rock Royalty” a Naomi Campbell com Gianni Versace, sem esquecer a comitiva Gucci de Alessandro Michele, a Vogue revisita os pares mais icónicos da história da Met Gala.
2016 | Lily Collins, Pierpaolo Piccioli, Rachel McAdams, Maria Grazia Chiuri, Lorde, Miles Teller e Zoe Kravitz
A Met Gala é conhecida como a “Super Bowl da Moda”, e o placar é definido de acordo com quem veste o quê e quem é o convidado de quem. Designers e marcas escolhem meticulosamente os seus convidados, colaborando bem de perto com os mesmos durante semanas, ou até meses, para criar o look perfeito.
Além da emblemática escadaria do Metropolitan Museum of Art, onde a passadeira vermelha é estendida, designers e convidados sentam-se também à mesa num jantar exclusivo, o que explica o porquê de Marc Jacobs ter convidado as suas amigas tornadas musas Kate Moss (2009) e Sofia Coppola (2013). Jeremy Scott é também conhecido por incluir as suas #bffs Katy Perry (2015) e Madonna (2017) na guest list. Amizades à parte, cada vez mais as marcas levam à red carpet os seus embaixadores com as suas propostas, cimentando assim a relação com determinada marca. Quem é que se consegue esquecer da chegada de Marc Jacobs, em 2017, com Frances Bean Cobain e a sua mãe, Courtney Love.
A Met Gala tem uma longa história de pares poderosos. Recuemos até 1995, quando Kate Moss, um nome recente da indústria, fez a sua estreia no evento com Calvin Klein, usando um vestido pastel ao lado de Christy Turlington. Nesse mesmo ano, Naomi Campbell apareceu com um vestido cintilante, de Gianni Versace. A sua irmã mais nova e musa, Donatella juntou-se a o criador no ano seguinte, com o tão famoso bondage dress. Desde que a sucessora de Gianni assumiu as rédeas da casa italiana, já convidou nomes como Cindy Crawford (2009), Jennifer Lopez (2015) e Kylie Jenner (2017). Outros pares emblemáticos, incluem Cher e Bob Mackie em 1974 e 1985. (Os vestidos naked da cantora serviram, mais tarde, de inspiração para o look Cavalli de Kim Kardashian, na Met Gala de 2015). Já o destaque da década de 90 é Liv Tyler e a sua melhor amiga Stella McCartney (à época diretora criativa da Chloé), que surgiram na Met Gala, sob o lema Rock Style, em 1999, com uma t-shirt.
Recentemente, a tendência tem sido um girl squad com os designers a chegarem à passadeira vermelha com uma entourage de topo. Pense em Stefano Gabbana, com Naomi Campbell, Victoria Beckham e Linda Evangelista, em 2003; ou no poder feminino de Stella McCartney, em 2014, com Cara Delevingne, Rihanna, Reese Witherspoon e Kate Bosworth, cada uma com um design único. O ano de 2016 viu o Balmain Army de Olivier Rousteing, a comitiva de Alessandro Michele e as musas de longa data Dakota Johnson, Charlotte Casiraghi e Jared Leto; os então designers da Valentino, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli foram acompanhados por uma impressionante comitiva que incluía Lorde, Lily Collins, Zoë Kravitz e Miles Teller.
A edição de 2021 está agendada para o próximo dia 13 de setembro, depois de em 2020 ter sido cancelada devido à pandemia provocada pelo coronavírus. Em antecipação, recordamos alguns dos melhores momentos da icónica passadeira vermelha.
Most popular
O que lhe reservam os astros para a semana de 29 de outubro a 4 de novembro
29 Oct 2024
H&M relança peças de arquivo das suas colaborações emblemáticas com designers convidados
28 Oct 2024
Relacionados
Arte pela paz: eis o projeto solidário que une a criatividade à ajuda humanitária
01 Nov 2024