Julho de 1990, Paris | © Getty Images
Montana faleceu esta sexta-feira, aos 76 anos. O designer, conhecido pelas silhuetas extremas e ombros largos, deixou uma marca indelével no mundo da Moda, tendo sido responsável por definir e revolucionar a indústria.
Nascido em Paris, em 1949, Claude Montana rumou a Londres em buscar de liberdade criativa, tendo começado a sua carreira na joalheria. Contudo, foi o design de Moda que tornou Montana numa lenda. Começando a carreira na Patou, antes de fundar a própria marca, foi contemporâneo de Karl Lagerfeld, Thierry Mugler (com quem chegou a partilhar um apartamento) e Jean-Paul Gaultier. Destacou-se pelas peças de linhas exageradas e ombros pronunciados, com designs que moldaram, em especial, a década de 80.
Desde a sua primeira apresentação pública que atraiu a atenção de celebridades e da imprensa, tornando-se num sucesso imediato. Definido como o "o designer de moda mais inovador a trabalhar em qualquer parte do mundo", pela sua abordagem original e impactante, ainda hoje inspira grandes nomes da indústria.
Nas suas palavras, "Estilista - não. Couturier ainda menos. Esteta é pretensioso e designer não quer dizer grande coisa. Digamos ... realizador de sonhos!" - independentemente da designação, Montana ficará para sempre na História.
Carla Bruni, Claude Montana e Karen Mulder, 1992
Getty Images