Notícias  

Papa Francisco morre aos 88 anos

21 Apr 2025
By Vogue Portugal

Papa Francisco em Ourém, dia 5 de agosto 2023. Fotografia: Nuno Veiga - Pool/Getty Images.

Diretamente da Capela da Casa Santa Marta, esta segunda-feira, dia 21 de abril, o Vaticano anunciou a morte de Jorge Mario Bergoglio.

Eleito 266.º Sumo Pontífice em 2013, Jorge Mario Bergoglio – o primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica – traçou um percurso singular, cujo legado será recordado pela empatia e pelo espírito de progresso. O argentino foi escolhido pelo conclave papal para suceder a Bento XVI, que renunciou ao cargo em 2013.

Durante os últimos 12 anos, o Papa Francisco visitou diversos países – ao longo de mais de 40 viagens de Estado. Em 2017, esteve pela primeira vez em Portugal, para a celebração do Centenário das Aparições, em Fátima, onde canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco. Regressou seis anos depois, em 2023, para as Jornadas Mundiais da Juventude.

Nos últimos tempos a sua saúde foi ficando cada vez mais debilitada, chegando a estar internado durante 38 dias. Ainda assim, ontem, durante as celebrações do Domingo de Páscoa, o Papa apareceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, para desejar aos fiéis uma "Feliz Páscoa".

Acolhendo o nome Francisco, em homenagem a Francisco de Assis devido à "sua simplicidade e dedicação aos pobres", a sua passagem pelo Vaticano foi marcada por valores progressivos que mudaram a postura da igreja perante diversos assuntos que até então eram considerados tabu, condenando conflitos armados e o discurso de ódio.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Notícias  

A Dior anuncia que Jonathan Anderson assumirá a liderança da Moda masculina

17 Apr 2025

Notícias  

Mugler nomeia o português Miguel Castro Freitas como o novo diretor criativo

25 Mar 2025

Notícias  

Os novos diretores criativos da Loewe, Jack McCollough e Lazaro Hernandez, falam sobre a sua nomeação

24 Mar 2025

Inspiring Women  

Narges Mohammadi e a importância de recordar e resistir: “No Irão, o custo de ‘estar viva’ e de ‘ser mulher’ é uma dura realidade

05 Mar 2025