Este ano, o concurso de fotografia PhotoVogue ganha contornos globais, envolvendo toda a rede da Condé Nast mundial. Ser global significa mais oportunidades para os artistas verem os seus trabalhos publicados ou comissionados pelos nossos títulos em todos os 32 mercados e parceiros comerciais, e também mais eventos, palestras, exposições e análises de portefólio em todo o mundo para mais conversas e promoção da criatividade e diversidade na criação de imagens.
Este ano, o concurso de fotografia PhotoVogue ganha contornos globais, envolvendo toda a rede da Condé Nast mundial. Ser global significa mais oportunidades para os artistas verem os seus trabalhos publicados ou comissionados pelos nossos títulos em todos os 32 mercados e parceiros comerciais, e também mais eventos, palestras, exposições e análises de portefólio em todo o mundo para mais conversas e promoção da criatividade e diversidade na criação de imagens.
A missão do projeto PhotoVogue é sempre defender o talento, alcançar comunidades historicamente excluídas e melhorar a alfabetização visual; também visa moldar um mundo visual mais justo, ético e inclusivo. Para tornar os nossos objetivos de aferição mais eficazes, o PhotoVogue promoverá Open Calls por tema ou em regiões específicas do mundo. E hoje estamos entusiasmados por lançar o nosso primeiro Open Call global, promovida por todas as Vogues em todo o mundo.
É um passo natural para o PhotoVogue lançar a sua primeira Open Call global em busca dos próximos grandes criadores de imagens de moda: há 26 edições da Vogue em todo o mundo, cada uma com a sua estética e estilo distintos, todos unidos na busca da excelência ao criar imagens de moda intemporais. Respeitar essa diversidade e trabalhar em direção a um objetivo comum é como a Vogue tem garantido um papel pioneiro em todo o mundo na comunicação visual, e esta primeira "chamada" será uma ode às nossas diferenças e tópicos comuns nas abordagens para a criação de imagens de Moda.
Queremos que a nossa comunidade cresça e inclua artistas que se expressam através de todos os tipos de plataforma, por isso, a Open Call é multimédia: estamos à procurta de artistas que se expressem com fotografia, vídeo ou ambos, e todos se podem inscrever, sendo que os únicos requisitos são ser maiores de 18 anos munidos de talento.
As inscrições serão avaliadas por elementos da Condé Nast de todo o mundo (entre os quais, a diretora da Vogue Portugal, Sofia Lucas), lado a lado com especialistas de uma abrangente comunidade visual internacional. Com jurados de origens tão distintas quanto possível, o PhotoVogue construirá uma visão inclusiva e diversificada com espaço para todo o tipo de estética visual, do realista ao fantástico, do inspirado no documentário ao glam e sonhador. Não só todas as Vogues do mundo publicarão um portefólio com os melhores trabalhos (online e/ou impressos), como alguns artistas também serão selecionados para colaborar num editorial (online e/ou impresso), e alguns selecionados farão parte da exposição principal do PhotoVogue Festival 2022, em Milão.
No passado, o PhotoVogue ajudou a lançar as carreiras de vários artistas internacionalmente, apresentando-os na Vogue Italia e respetivo site, promovendo o seu trabalho em exposições e colaborações em conteúdo com marcas proeminentes. Só para citar exemplos, alguns dos artistas destacados pela PhotoVogue que acabaram a fotografar capas das edições da Vogue em todo o mundo incluem Kennedi Carter, Camila Falquez, Nadine Ijewere, Mous Lamrabat e Sonia Szostack. Agora que estamos a juntar globalmente todas as edições da Vogue, as possibilidades de apresentar artistas de diferentes origens, países e estéticas multiplicaram. O seu trabalho pode ser uma das novas vozes que moldarão não apenas a nossa identidade de marca, mas também a nossa cultura.
Com esta Open Call, procuramos visões que ultrapassem os limites do cenário atual da Moda. Queremos destacar a próxima geração de criadores de imagens de Moda socialmente conscientes, artistas que são uma força motriz para a mudança e cujo trabalho pode dialogar com diferentes géneros, do documentário à arte. Procuramos artistas capazes de abordar questões relacionadas com a justiça social e sustentabilidade em imagens e filmes poderosos e vibrantes. A Moda tornou-se uma linguagem partilhada e uma das principais ferramentas para construir identidade e, a Vogue, através da sua fotografia e histórias, sempre abordou esta interseção com questões sociopolíticas, levantando questões, abraçando a inovação e até promovendo mudanças. Estamos comprometidos em abrir caminho para a nova geração de criadores de imagens de Moda e será uma honra que se junte a nós.
Como participar:
Procuramos artistas que se expressem através da fotografia, vídeo ou ambos, com um único requisito: ter no mínimo 18 anos. Cada candidato poderá enviar, no máximo, 10 imagens de Moda de um projeto e até 3 vídeos de Moda ou um projeto multimédia feito com fotos e vídeos. São permitidos tanto trabalhos inéditos quanto fotos/vídeos feitos para um editorial já publicado. Pode ser um projeto com cunho documental ou mais próximo do escapismo. Não há limites para a criatividade: o importante é que o projeto expresse a sua visão de moda e o seu ponto de vista único e pessoal.
A Open Call decorre no Picter (único local para a admissão de candidaturas) a partir de hoje, 04 de abril, até 25 de junho e a participação é totalmente gratuita. As inscrições serão avaliadas pela equipa da Condé Nast de todo o mundo e por experts da comunidade de fotografia internacional, provenientes do maior número possível de origens, agregando uma perspetiva inclusiva e multifacetada.
Artigo partilhado pelo Vogue.com.