Notícias  

Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy

09 Sep 2024
By Hilary Milnes e Laure Guilbault

Fotografia: Cortesia Givenchy

A antiga designer da Alexander McQueen preenche a vaga deixada por Matthew Williams em janeiro. O primeiro desfile de Burton será o de outono/inverno de 2025, em março.

Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy, anunciou esta segunda-feira a casa de Moda propriedade da LVMH.

Sarah Burton, que será responsável pela direção criativa de todas as coleções femininas e masculinas com efeito imediato, considerou a Givenchy “uma joia”: “Estou muito entusiasmada por poder escrever o próximo capítulo da história desta casa icónica e por trazer para a Givenchy a minha própria visão, sensibilidade e convicções”, afirmou em comunicado.

Em setembro de 2023, Burton tornou-se independente quando a Vogue Business noticiou que a coleção primavera/verão 2024 seria a sua última para a Alexander McQueen, pondo fim a uma carreira de 26 anos com a marca e 13 anos como sua diretora criativa. O desfile foi uma despedida emotiva, repleta de lágrimas e coroada por uma longa ovação que viu o encerramento de uma relação profunda. Burton assumiu o cargo de diretora criativa após o falecimento do fundador Lee Alexander McQueen em 2010 e ajudou a aumentar as vendas da marca da Kering para cerca de 830 milhões de euros a partir de 2022, de acordo com estimativas da indústria. Desde então, a Moda tem esperado pacientemente para ver quais os seus próximos passos.

“Sarah Burton é um talento criativo excepcional cujo trabalho acompanho apaixonadamente há muitos anos”, declarou Sidney Toledano, presidente do conselho de administração da Givenchy, em comunicado. “A sua visão e abordagem únicas à Moda serão inestimáveis para esta maison icónica, conhecida pela sua audácia e Alta-Costura. Estou convencido de que a sua liderança criativa contribuirá para o sucesso futuro e para a posição internacional da maison.”

A Givenchy anunciou, a 1 de dezembro, que o antigo diretor criativo Matthew Williams se retiraria do cargo a 1 de janeiro de 2024, após três anos na função, sem sucessor. As equipas internas da maison dirigiram o design durante este período, enquanto Williams se dedicou à sua marca 1017 Alyx 9SM.

A Givenchy - que faz parte do grupo de Moda do conglomerado de luxo que também inclui a Celine e a Loewe e é liderada por Toledano - nomeou um novo CEO, Alessandro Valenti, em julho, antigo presidente da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) na Louis Vuitton. “A chegada de Sarah Burton como responsável pelo nosso design criativo é um momento muito emocionante para a Givenchy”, afirmou Valenti. “O seu percurso profissional notável e a sua visão criativa já lhe valeram uma vasta base de fãs e estamos certos de que, sob a sua direção, a Givenchy continuará a inovar e a cativar um vasto público em todo o mundo. Aguardo ansiosamente a nova energia criativa que Sarah trará à medida que trabalha com as nossas excelentes equipas nos nossos excepcionais ateliers e embarcamos neste novo capítulo da história da Givenchy.”

A contratação de Burton é significativa, não apenas porque está a assumir um papel que o próprio McQueen desempenhou de 1996 a 2001. Burton torna-se uma das cinco mulheres a ocupar o cargo de diretora criativa numa casa LVMH, juntamente com Maria Grazia Chiuri para a Dior, Camille Miceli para a Pucci, Silvia Fendi (com Kim Jones) para a Fendi e Stella McCartney. Antes da sua nomeação, uma série de vagas viu diretores criativos homens brancos - muitos deles desconhecidos - serem elevados a posições de destaque, incluindo o sucessor de Burton na Alexander McQueen, Seán McGirr. Burton é a segunda mulher a assumir o design da Givenchy: a antecessora de Williams, Clare Waight Keller, ocupou o cargo de 2017 a 2020.

As coleções de Burton para Alexander McQueen foram muito elogiadas pela sua alfaiataria precisa, bem como pela sua feminilidade. O seu último desfile para a casa foi inspirado na anatomia feminina, escreveu nas notas do desfile, e dedicado a Lee McQueen. Sarah Mower, da Vogue, chamou-lhe “um ato visceral de simbolismo feminino - uma coleção ferozmente fiel a si própria e a todos os valores, competências e beleza que defendeu durante 26 anos”.

A estreia de Burton na Givenchy será para o outono/inverno de 2025, em março, na Semana da Moda de Paris.

Traduzido do original, disponível aqui.

Hilary Milnes e Laure Guilbault By Hilary Milnes e Laure Guilbault

Relacionados


Moda   Tendências   Coleções  

As 12 tendências outono/inverno 2024

05 Sep 2024

Entrevistas   Pessoas  

Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70

28 Feb 2024

Entrevistas  

Na Alexander McQueen, Seán McGirr quer "deixar a luz entrar".

06 Mar 2024

Notícias  

Haider Ackermann é nomeado diretor criativo da Tom Ford

04 Sep 2024