Não é novidade que o Instagram tem ditado muitas das tendências que se veem na rua - basta olhar para o feed de qualquer it girl e perceber quantas vezes já se deixou influenciar pelas suas escolhas de outfit.
Não é novidade que o Instagram tem ditado muitas das tendências que se veem na rua - basta olhar para o feed de qualquer it girl e perceber quantas vezes já se deixou influenciar pelas suas escolhas de outfit. Com a aproximação do novo ano, esta é a altura perfeita para olhar para trás e perceber quais foram os grandes destaques da indústria que vimos em primeira mão na aplicação do momento, durante o ano de 2018.
1 Carteiras às bolinhas
E não falamos do padrão polka dot, mas sim do modelo que invadiu o Instagram em meados de agosto. Estas it bags podem ser construídas através de pérolas, bolas em madeira ou plástico, mas o importante é o detalhe tradicional. A britânica Shrimps deu o primeiro passo com as silhuetas Antonia e Una, fabricadas a partir de pérolas. Já em Nova Iorque, Susan Alexandra brindou o mundo com versões coloridas, num estilo kitsch e moderno de carteiras inteiramente feitas à mão, com figuras que variam entre peças de fruta, riscas e flores. É muito provável que já tenha feito um double tap em fotografias de Sabina Socol e Alexa Chung, duas das it girls que se renderam de imediato a estas carteiras.
2 Os calções de ciclismo
Adorados por muitos, odiados por outros tantos. Estes calções surgiram pela primeira vez nas passerelles da primavera/verão e, apesar de termos olhado para eles sem qualquer tipo de desdém, é também verdade que nunca pensámos que viriam a ser a next big thing do Instagram. É difícil precisar quem realmente impulsionou este movimento, mas Kim Kardashian é uma das nossas apostas. A norte-americana não se inibe em usar o que quer que seja, e fazer dos calções de ciclismo uma tendência não foi um problema. Kendall Jenner, Dua Lipa e Kaia Gerber seguiram-lhe os passos e, como por magia, estes calções multiplicaram-se a olhos vistos.
3 Naomi, a saia do ano
Atribuir este cognome a uma saia é arriscado, ainda por cima numa indústria tão volátil como a da Moda. Mas a verdade é que a saia Naomi da Réalisation Par esteve por todo o lado, das prateleiras das lojas até ao feed de Instagram de nomes como Lucy Williams, Sabina Socol, Camille Cherrière e Adenorah. O motivo? Esta peça é fabricada em cetim de seda, é de comprimento médio, muito ao estilo dos anos 90, e pode ser conjugada de várias formas, com diferentes cores e tecidos. É claro que esta saia esgotou em menos de nada.
4 O padrão do ano
A par da saia, o padrão animalesco destacou-se em muitas das fotografias que fomos vendo na rede social. As passerelles anunciaram o seu regresso, mas as estrelas de Instagram não aguentaram a espera e impulsionaram a tendência o quanto antes. Dos padrões leopardo (olá, saia Naomi) aos padrões cobra, zebra e tigre, a variedade foi mais do que muita e o resultado está à vista de todas as instaholics.
5 Cestas de vime
Ao que parece as cestas não são um acessório exclusivo das temperaturas altas, e a prova é que as it girls deixaram-se conquistar por este design também nos dias mais frios. A praticidade deste acessório é aprazível a todos aqueles que gostam de descomplicar, sem esquecer que uma cesta de vime é o match perfeito para usar com um casaco de pelo.
6 Ganchos
De quando em quando a nostalgia reaparece na indústria, seja através de um casaco com shoulder pads dos anos 80, num slip dress dos 90’s, ou nos ganchos que nos levam até à infância. As miúdas mais cool do Instagram não discordam e a cabeça é que paga. Com palavras como Devil, Crazy e Angel inscritas, os ganchos em 2018 multiplicaram-se na hashtag details e receberam muito brilho, porque um bocadinho de brilho nunca faz mal a ninguém.