Estamos, possivelmente, perante o penteado mais lunático de todos os tempos.
No ano em que se assinala o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua, recordamos aquele que é o penteado mais lunático de todos os tempos.
Side buns. Double buns. Space buns. Três nomes, o mesmo penteado: dois coques que repousam ora no topo da cabeça, ora mais junto às orelhas, e que podem ser mais ou menos volumosos, consoante a porção de cabelo envolvida no penteado. Bastante popular na década de 90, este visual ajudou a compor a imagem cool de cantoras como Mel B na era Spice Girls e Gwen Stefani nos tempos de No Doubt. A Björk este penteado também não passou ao lado e até hoje os space buns estão colados à figura da cantora islandesa que, volta e meia, ainda opta por apanhar os espessos cabelos em dois coques rebeldes.
Todavia, a referência mais marcante deste penteado é a princesa Leia Organa, a personagem imortalizada por Carrie Fisher no primeiro filme da saga Guerra das Estrelas (Guerra das Estrelas: Episódio IV, de 1977). Vinte e dois anos mais tarde, em 1999, foi Natalie Portman quem, na pele de Padmé Amidala, usou uma variação deste penteado que é, possivelmente, o mais lunático de todos os tempos, a avaliar pelo nome — coques do espaço, numa tradução literal do inglês — e pelas imediatas associações cinematográficas.
Mais recentemente, vimos os space buns aterrar nas passerelles: na apresentação da coleção primavera/verão 2015 da designer nigeriana Deola Sagoe e no desfile outono/inverno 2017 de Anna Sui, este penteado subiu, literalmente, à cabeça das modelos.
Fora dos palcos, da grande tela e das passerelles, também há espaço para os space buns. Celebridades como Miley Curys, Katy Perry, Josephine Skriver, Gigi Hadid e Millie Bobby Brown são algumas das que já aderiram a estes coques em algum momento do quotidiano. Na galeria, em cima, apresentamos 16 variações deste penteado.