No The Mother Nature Issue celebrámos a Mãe Natureza e tudo o que esta nos dá. Entre as flores e as especiarias, há um mundo de possibilidades que também abrangem o universo da beleza, recorrendo a estes elementos naturais para criar looks de maquilhagem. Foi, precisamente, o que fez a Makeup Artist Jessica Carvalho numa das capas desta edição - e conta-nos como nesta entrevista.
Para Jessica Carvalho, maquilhadora e beauty expert, foi o mundo da maquilhagem que a escolheu. O que surgiu em primeiro lugar como uma terapia, tornou-se numa carreira de sucesso que já levou o seu nome às maiores publicações da indústria e a campanhas de marcas com nomes sonantes.
Ajudou a dar vida a uma das capas da Vogue Portugal, criando um look de beleza com elementos vindos diretamente da Natureza - não fosse esta uma edição que a honra. Falámos com a Makeup Artist para saber mais sobre este processo e sobre o seu percurso no incrível universo da beleza.
O backstage da capa e a produção final na capa do The Mother Nature Issue, a edição de maio da Vogue Portugal
À esquerda, fotografia de backstage de Luís Pedro (@l_manchini no Instagram). À direita, Maria Carolina Klaumann fotografada por Élio Nogueira e maquilhada por Jessica Marina Carvalho
Como começaste este percurso no mundo da maquilhagem?
Costumo dizer que foi este mundo que me escolheu, a maquilhagem surgiu na minha vida como terapia. Assim como há pessoas que adoram passar tempo a fazer trabalhos manuais ou a pintar, eu passava o meu tempo a "brincar" e a explorar os produtos, as cores e texturas… Decidi então trabalhar diretamente com o setor da maquilhagem numa loja e defini a primeira meta de criar o meu próprio atelier no prazo de 2 anos, sempre com o propósito presente de realçar a beleza de cada mulher na sua singularidade.
O que te atraiu no universo da beleza?
Essencialmente o belo, o natural e a capacidade de conseguir fazer sobressair o melhor de cada um através da simplicidade.
Para esta produção, fizeste uma maquilhagem com elementos naturais. Quais foram os teus “ingredientes”?
Os principais elementos naturais para este look foram as pétalas de flores - o cravo - e o açafrão.
O behind the scenes da produção
Luís Pedro @l_manchini
Como foi o processo de criação?
Responder a esta pergunta é viajar um pouco à minha infância, quando na minha inconsciência já brincava com as pétalas das flores e esmagava-as de forma a fazer uma pasta de cor para pintar, ou também quando usava o pólen para fazer sombra de olhos.
O processo criativo foi dividido em diferentes fases. Na primeira fase foram necessários diferentes testes para entender como funcionaria cada elemento natural em contacto com a pele, de forma a prevenir alergias, manchas ou qualquer outro tipo de reação, fazendo assim uma triagem adequada e eliminando outras opções criativas de looks. A partir destes testes, a construção de look vai surgindo de forma orgânica e natural com os próprios elementos.
Usei o açafrão, que tem uma tonalidade lindíssima, para fazer uma maquilhagem monocromática nas bochechas, nos olhos e no lábio superior. Nos olhos, por serem o espelho da nossa alma, quis dar esse destaque com as pétalas colocando-as, individualmente na parte inferior dos olhos.
Luís Pedro @l_manchini
Seria possível usar um look no dia a dia que fosse feito com alguns destes elementos naturais?
Claro que sim, o uso de produtos naturais usados como maquilhagem já vem da altura da Cleópatra, um ícone da beleza feminina. Um dos principais benefícios para usar produtos naturais é a biocompatibilidade com a nossa pele, ou seja ingredientes que a nossa pele reconheça como naturais, que sejam menos agressivos e livres de toxinas, reduzindo assim as chances de rejeição. Importante ter em atenção se existe algum tipo de alergia.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
Relacionados
Cristais! Sobrancelhas finas! Perucas! Os melhores looks de beleza da Met Gala 2024
07 May 2024