Roteiro   Lifestyle  

Uma casa italiana com um toque português: a Minotti chegou ao Porto em colaboração com a SmokeSignals

10 Feb 2025
By Rita Petrone

Em plena Avenida da Boavista, no Porto, a nova loja Minotti by SmokeSignals leva a etiqueta “made in Italy” ao norte de Portugal.

Numa simbiose de texturas, materiais e perspetivas que honra valores que perduram há três gerações, a Minotti tem construído um legado inegável no que diz respeito a criar atmosferas harmoniosas, que dão origem aos cenários que acolhem as memórias que vamos colecionando ao longo da vida. Com raízes italianas e olhos postos em 80 mercados internacionais, a marca é reconhecida pelo seu saber-fazer inigualável e uma atenção ao detalhe exímia, através de peças clássicas que priorizam a sustentabilidade e a versatilidade perante as diferentes necessidades de cada dia a dia.

Após o sucesso da loja Minotti by QuartoSala, em Lisboa, a casa de design reafirma agora a sua presença em território nacional com a abertura de uma nova flagship store no Porto, em parceria com a portuguesa SmokeSignals. Com o objetivo de definir uma identidade cada vez mais nítida para a icónica marca de design italiano, a mais recente loja da Minotti inspira-se na sua herança familiar para criar um espaço que vende algo que vai para lá de meras peças de mobiliário: uma atmosfera aliada a um certo lifestyle. “É um espaço no qual se entra e se começa a sonhar com a marca. Não entramos e pensamos: ‘preciso de comprar um sofá’. Quando entramos, temos de sentir que precisamos de algo diferente, que queremos mudar completamente a nossa casa devido à combinação de peças [na loja]”, diz Alessandro Minotti, Diretor Geral.

A loja, localizada no piso térreo da premiada Torre Burro, na Avenida da Boavista, uma das ruas mais energéticas do Porto, está dividida em quatro espaços distintos e destaca diferentes segmentos de uma casa – da sala de jantar e estar ao terraço e quarto, incluindo também uma sala de reuniões –, num espaço harmonioso e rico em luz natural. Como Susanna Minotti, Diretora do Departamento de Design de Interiores, revela, trata-se de criar algo que tem valor no mundo e associá-lo a uma narrativa de storytelling que vai além do típico copy and paste dos valores de uma marca.

Em aproximadamente 200m², o showroom expõe alguns dos best sellers da casa italiana, num mix and match de peças da coleção de 2024. Ao centro, como uma espécie de farol, encontramos uma lareira: “É um dos nossos símbolos porque, de certa forma, é o núcleo de uma casa. Temos sempre uma lareira nas nossas lojas e nos nossos ambientes, é um símbolo de um Minotti. Começando pela que tínhamos na nossa casa de família, que vem dos nossos avós”, revela Susanna Minotti.

Criada em 1948, a Minotti tem cultivado um percurso regido pelos valores familiares e um saber-fazer que faz jus à etiqueta “made in Italy”. Apesar de ter uma história vincada pelo passar das décadas, a casa de design privilegia a sua constante inovação através de colaborações com diferentes designers. As perspectivas singulares de nomes como Hannes Peer, Giampiero Tagliaferri, Nendo, Marcio Kogan e GamFratesi permitem à Minotti uma contemporaneidade eclética, sem nunca descurar a estética e os códigos essenciais da marca. “É sempre interessante combinar o nosso estilo, a nossa experiência artesanal com o trabalho de designers,” diz Susanna Minotti, “O objetivo é criar uma coleção que seja completamente Minotti, que se sente como um todo. É uma troca em que todos trazem algo para a mesa”.

Numa combinação de ingredientes e energias, é na capacidade técnica e artesanal que a Minotti brilha verdadeiramente. Para Hannes Peer, o designer por detrás de peças como o sofá modular Yves e a mesa Nico, criar para a marca foi uma responsabilidade: “Não é fácil criar uma peça que seja pertinente em 80 países. É preciso criar um produto que seja apelativo do ponto de vista do design, mas que também faça sentido do ponto de vista comercial”, diz. Além disso, a Minotti tem um saber-fazer delineado ao pormenor, e, como numa sessão de escultura, entre inúmeros protótipos (“Aprendi a construir corretamente um sofá com a Minotti”, revela o designer), todos os detalhes tecem diferentes elementos da história de cada peça.

“É sobre lutar pela perfeição, não apenas em termos de produto, mas também em termos de fiabilidade. Perante o mercado, perante os designers [com que colaboramos], perante os nossos clientes”, diz Susanna Minotti. A nova flagship da marca no Porto é o culminar de uma harmonia de perspetivas em busca dessa eterna perfeição, e abre as portas a um novo capítulo na história geracional da Minotti. O próximo será em abril, durante o Salone del Mobile, em Milão, no qual a casa de design irá apresentar uma nova coleção que promete redefinir a assinatura Minotti, sem descurar a coesão estética que lhe é reconhecida.

Rita Petrone By Rita Petrone
All articles

Relacionados


Lifestyle   Compras   Guestlist  

A nova coleção da Westwing com a Dedar Milano inspira-nos a criar interiores de sonho

22 Jan 2025

Lifestyle   Roteiro  

Made in Italy: Minotti em Lisboa

11 Sep 2023

Entrevistas   Lifestyle  

To be Continued | Diz-me qual é a tua rotina...com Susana Minotti

22 Sep 2023

Roteiro  

11 quiosques à volta do mundo para encontrar inspiração entre páginas

18 Oct 2024