A marca parisiense confirmou que vai encerrar ao fim de 14 anos, após não ter conseguido encontrar novos donos.
Conhecida pelas suas propostas disruptivas e (re)interpretações das normas convencionais da Moda, a Y/Project anunciou hoje que irá encerrar e fechar as suas portas após 14 anos. A notícia vem no seguimento da saída de Glenn Martens – o designer que, durante 11 anos, assumiu as funções de direção criativa da marca –, em setembro de 2024 e da morte de Gilles Elalouf – antigo CEO e fundador –, em junho do mesmo ano.
A Y/Project foi fundada por Elalouf e Yohan Serfaty em 2010 e, sob o comando de Martens – que assumiu o controlo após a morte de Serfaty, em 2013 –, a marca parisiense conquistou uma posição de peso na indústria. Os seus designs surgiram como um antídoto visível a tudo o que se assume como ortodoxo e tradicional, através de peças que brincam com simetrias e subvertem normas de género.
Com a saída de Martens, a marca não conseguiu encontrar novos potenciais donos e, em comunicado, a equipa agradeceu a todos os que acompanharam e apoiaram a Y/Project durante o seu percurso ao longo de 14 anos. A confirmação vem aliada a uma alteração do ritmo dos mercados de luxo, com estes a abrandar e a tomar diferentes proporções.
Parte do arquivo da Y/Project será doado ao Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, ao MoMu, em Antuérpia, ao Palais Galliera, em Paris, e ao Musée des Arts Décoratifs, também na capital francesa, numa homenagem ao co-fundador da marca, Gilles Elalouf.
Most popular
Relacionados
Estas são as 5 tendências de acessórios da próxima primavera que pode começar já a usar
03 Jan 2025