© Getty Images
No último dia do ano, revisitamos alguns dos melhores momentos de Moda de 2023.
De vestidos surrealistas a atuações memoráveis, da febre do cor-de-rosa a campanhas incontornáveis: não foi tarefa fácil, mas resumimos os highlights de 2023.
Janeiro
A Schiaparelli deslumbrou com sua coleção de Alta-Costura para a primavera/verão 2023, mergulhando na inspiração da Divina Comédia de Dante Alighieri. O desfile, repleto de peças memoráveis, destacou-se pelos adornos de cabeças de animais selvagens: o vestido usado por Shalom Harlow ostentava um leopardo, no casaco de Naomi Campbell estava um lobo e, por fim, as cabeças de leão fizeram parte do look de Irina Shayk, na passerelle, e de Kylie Jenner, que estava na primeira fila. Os animais foram uma referência direta à obra, simbolizando a luxúria, a avareza e o orgulho.
Launchmetrics Spotlight
Late Stage Capitalism Waltz, foi este o nome da coleção de Alta-Costura apresentada em Paris por Viktor & Rolf que merece um lugar nos momentos de Moda mais memoráveis deste ano. 18 vestidos desfilaram pela passerelle, aludindo, segundo a dupla de criadores, à golden age da Alta-Costura, no século XX. Contudo, à medida que o desfile se desenrolava, os vestidos começaram a sair do corpo das modelos para se inverterem: "o vestido, ao mesmo tempo que mantém a sua forma idealizada, desafia, afasta e liberta-se do corpo de uma forma surrealista", explicaram.
Launchmetrics Spotlight
Fevereiro
Estávamos apenas no segundo mês do ano quando Rihanna fez história subindo ao palco do State Farm Stadium para cantar no Halftime Show do Super Bowl. Para além da Moda - a cantora usou um conjunto custom-made Loewe, combinado com um enorme casaco e luvas Alaïa - foi um momento que marcou a cultura pop. Durante a atuação, a fundadora da Fenty Beauty revelou a sua segunda gravidez.
© Getty Images
Março
Embora a cerimónia dos Óscares seja, naturalmente, o ponto alto da noite, não podemos ignorar o facto de as nossas atenções terem estado, inevitavelmente, centradas na passadeira vermelha. A 95.ª edição dos Prémios da Academia não desapontou, revelando elegância e classe ao longo da red carpet. Recorde os melhores looks e os momentos incontornáveis, abaixo.
Abril
Sofia Richie roubou todas as atenções quando se casou com o produtor musical Elliott Grainge no Sul de França, em abril. Apesar de já ser conhecida do público, foi o seu casamento que deixou a Internet em êxtase, usando não um, mas três vestidos Chanel. Sofia encapsulou toda a essência do quiet luxury e tornou-se a it girl de 2023, elogiada não só pelo estilo elegante, mas pela personalidade descontraída e divertida.
via Instagram @sofiarichiegrainge
Maio
Duas palavras: MET Gala. Foi sob o tema Karl Lagerfeld: A Line of Beauty que as celebridades desfilaram pela passadeira vermelha na primeira segunda-feira de maio e nos presentearam com momentos dignos de nota. A adorada gata de Karl Lagerfeld, Choupette, conquistou o público nas redes sociais e, apesar de não ter estado presente na Gala, Jared Leto, Lil Nas X e Doja Cat foram apenas algumas das celebridades que homenagearam a gata mais famosa da Internet. Mas não é tudo: recorde todos os highlights da gala mais aguardada do ano, abaixo.
Junho
O ano de 2023 marcou um período excecional para a Jacquemus. Desde campanhas surrealistas até à apresentação da coleção Le Chouchou, em Versailles, a casa francesa destacou-se pela sua tremenda criatividade e pela constante capacidade de nos surpreender. O desfile tornou-se viral nas redes sociais não só graças às inúmeras referências a Marie Antoinette e à Princesa Diana mas, obviamente, por se assemelhar a uma autêntica obra de arte, num cenário absolutamente idílico.
Julho
Julho foi indiscutivelmente o mês de Barbie. O tão aguardado filme fez história nos cinemas e fora deles, com o fenómeno barbiecore e avalanche cor-de-rosa que provocou. Margot Robbie foi a estrela do momento e vários foram os looks dignos de nota da atriz. Não precisamos de dizer mais nada, certo?
© Getty Images
Uma menção especial a Beyoncé que, na Renaissance Tour, deslumbrou na música e na Moda. Recorde, abaixo, alguns dos seus melhores looks.
Agosto
Com Maximilian Davis ao leme como diretor criativo, a Ferragamo deu vida a uma campanha inspirada no Renascimento para o outono/inverno 2023. Esta campanha, capturada pela lente do fotógrafo Tyler Mitchell, apresenta uma fusão de obras-primas de Botticelli, Veronese e Bellini com a Moda contemporânea. "Florença e o Renascimento estão intrinsecamente entrelaçados, tal como Florença e a Ferragamo", salientou Davis.
Setembro
O último desfile de Alexander McQueen sob a direção criativa de Sarah Burton foi um dos eventos mais marcantes e emocionantes do mês. Burton estava na marca desde 1997 e assumiu o papel de diretora criativa em 2010, após a trágica morte de McQueen. No final do desfile, a música Heroes de David Bowie ecoou enquanto Burton se despedia do público e a emoção era palpável. Naomi Campbell, que encerrou o desfile, estava em lágrimas - e nós também.
Launchmetrics Spotlight
Launchmetrics Spotlight
The Super Models, a tão aguardada série documental em quatro partes estreou em setembro e é um must-watch para qualquer entusiasta de Moda. Transporta-nos para os anos 80 e 90 e segue a carreira das quatro supermodelos icónicas, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington, que redefiniram os padrões de beleza e transformaram a indústria da Moda. A série aprofunda os seus percursos individuais, revelando os obstáculos que ultrapassaram e a influência notável que exerceram - e que ainda hoje exercem.
Outubro
A Loewe revelou a campanha da coleção para a pré-primavera de 2024, e Maggie Smith, a atriz de 88 anos e uma das protagonistas, roubou todas as atenções. A campanha foi uma lufada de ar fresco, demonstrando que o estilo e a moda não têm idade. Captada pela objetiva de Juergen Teller, esta foi uma das campanhas mais memoráveis do ano.
Ainda em outubro, Phoebe Philo revelou (depois de muita espera) a sua primeira coleção epónima. Em poucas palavras, o regresso da designer foi tudo o que queríamos que fosse.
Novembro
Novembro foi o mês da SKIMS. A marca co-fundada por Kim Kardashian não só lançou o famoso e, para alguns, controverso Ultimate Nipple Bra, como ainda apresentou uma das melhores campanhas deste Natal. Vale ainda a pena salientar que 10% dos lucros das vendas revertem a favor da organização One Percent for the Planet.
Dezembro
Os Fashion Awards 2023, realizados no Royal Albert Hall, em Londres, reconheceram os principais talentos da indústria da moda. Sarah Burton recebeu o prémio Special Recognition, enquanto Conner Ives ganhou o prémio da Fundação British Fashion Council. Martine Rose e Maximilian Davis foram nomeados os Designers Britânicos de Menswear e Womenswear do ano, respetivamente, e Bianca Saunders e Chopova Lowena ganharam os prémios New Establishment. Por último, Jonathan Anderson foi o Designer do Ano e Paloma Elsesser foi nomeada Modelo do Ano.
via Fashion Awards 2023
Ainda no final deste ano, Taylor Swift fez - mais uma vez - história, e foi eleita a Pessoa do Ano pela revista Time. A revista destaca o impacto da cultural e económico causado pela artista em 2023 e, por aqui, aproveitamos também para sublinhar os momentos de Moda que Swift nos deu este ano durante a Eras Tour.