A Vogue investiga a forma como as hormonas e o ciclo menstrual afetam a saúde da pele, e o porquê de usar produtos diferentes, dependendo da altura do mês, poder ser o segredo por detrás de uma tez perfeita.
A Vogue investiga a forma como as hormonas e o ciclo menstrual afetam a saúde da pele, e o porquê de usar produtos diferentes, dependendo da altura do mês, poder ser o segredo por detrás de uma tez perfeita.
© Fotografia de Alexandra Leroy para a edição de julho de 2019 da Vogue Portugal.
© Fotografia de Alexandra Leroy para a edição de julho de 2019 da Vogue Portugal.
Entre o síndrome pré-menstrual acentuado e as ocasionais borbulhas que surgem nos dias antes da menstruação, as hormonas e o ciclo menstrual desempenham um papel fundamental na saúde da nossa pele. É algo que também afeta o nosso couro cabeludo - já notou que o mesmo fica mais sensível e produz mais sebo (alerta, cabelo mais achatado e mais oleoso) nos dias que antecedem a menstruação?
Apesar de notarmos estas mudanças hormonais, são raras as vezes em que fazemos algo em relação a elas - acabamos sempre por usar os mesmos produtos e torcer para que se adaptem ao estado da nossa pele. Contudo, o segredo está na mudança, diz a dermatologista Rosa del Río, diretora da Unidade de Dermatologia Estética do Grupo Pedro Jaén. "As características da pele mudam, dependendo da fase do ciclo menstrual em que nos encontramos, e é por isso que precisamos de adaptar os produtos que usamos às necessidades que sentimos", explica del Río.
A farmacêutica Marta Masi concorda: "Algumas mulheres notam mais do que outras, mas é verdade que as alterações hormonais afetam a nossa pele. A pele não precisa do mesmo tratamento quando está a ovular e quando está na fase pré-menstrual, e isso é algo que normalmente não temos em atenção quando aplicamos o mesmo produto no decorrer de todo o mês."
Como nos explica Masi, o tipo de produtos que usamos também depende do nosso tipo de pele. Por exemplo, uma pele seca com tendência a ficar ainda mais desidratada durante os primeiros dias do ciclo não vai precisar dos mesmos cuidados de uma pele naturalmente oleosa, que tenderia mais para uma tez mista na primeira fase. Escusado será dizer que o segredo é observar a sua pele e adaptar os produtos que aplica às três fases cruciais do ciclo menstrual: a fase folicular, a fase lútea e a menstruação.
O produto herói de Masi? As ampolas de uso único, que permitem mudar o seu sérum dependendo da altura do mês. "Estes extratos são simples de combinar e é fácil construir uma rotina à volta deles, e permitem que use um novo produto todos os dias", explica. "As ampolas também evitam a oxidação dos príncipios ativos devido à contaminação por contacto." A farmacêutica também recomenda o uso de máscaras de rosto, uma boa forma de dar um tratamento específico à pele, dependendo daquilo que esta necessita.
Como é que as três fases afetam a sua pele - e os melhores produtos para aplicar em cada uma delas
© Fotografia de Alexandra Leroy para a edição de julho de 2019 da Vogue Portugal.
© Fotografia de Alexandra Leroy para a edição de julho de 2019 da Vogue Portugal.
Vamos dizer que esta é a melhor fase do ciclo para a sua pele. "Nesta fase, os níveis de estrogénio estão muito elevados, e estes são os responsáveis pela sua pele estar mais hidratada e luminosa durante esta parte do ciclo, o que significa que não precisa de tantos cuidados", diz del Río.
Tendo em conta que a nossa pele está geralmente mais hidratada e luminosa durante esta fase do ciclo, de Río recomenda que dê prioridade "à proteção solar e a ingredientes ativos como a vitamina C, os alfa-hidroxiácidos (AHA) e os retinoides", de modo a potenciar o estado natural da sua pele.
Nesta fase, há menos produção de estrogénio e a progesterona entra na equação, aumentando a atividade das glândulas sebáceas. "Os níveis mais altos de progesterona são responsáveis pela oleosedade da pele e pelo aparecimentos de borbulhas, especialmente nos primeiros dias", explica del Río. Para muitas pessoas, como dizem Masi e del Río, estas borbulhas têm tendência a aparecer no queixo e na zona do maxilar.
Como sugere del Río, a prioridade nesta fase é usar um bom produto de limpeza e esfoliante, de modo a controlar o excesso de sebo e manter a pele o mais limpa possível nos dias que antecedem a menstruação. Masi recomenda ainda utilizar um produto com extrato de quinoa, que ajuda a limpar profundamente e a refrescar a pele cansada, bem como ácido hialurónico para ajudar a potenciar a hidratação.
Os níveis de estrogéneo e de progesterona diminuem no decorrer desta fase do mês, o que explica o porquê da pele ficar "mais seca, mais sensível e irritada", diz del Río. "Graças à progesterona diminuir, a pele também fica menos oleosa e mais matificada."
Visto que esta é a fase do ciclo em que a pele fica mais sensível e irritada, del Río recomenda usar produtos leves, que não irritem a tez. Masi sugere produtos que incluam ingredientes como água termal, aloé vera, calendula, centelha asiática, óleo de argão e glicogénio marinho - que são gentis e suaves para a pele.