A notícia que todos os sneakerheads queriam ver confirmada há meses chegou. Reunimos tudo o que precisa de saber sobre a colaboração entre a Prada e a Adidas.
A notícia que todos os sneakerheads queriam ver confirmada há meses chegou. Reunimos tudo o que precisa de saber sobre a colaboração entre a Prada e a Adidas.
Atualização (25/11/2019):
Prada for Adidas é a colaboração mais esperada deste ano. Depois de ter deixado todos os sneakerheads em êxtase, a Casa italiana revelou, na manhã desta segunda-feira, as primeiras imagens dos ténis que idealizou em conjunto com a Adidas. Trata-se do modelo Superstar, que completa 50 anos em 2019, todo em branco com o logo da Prada numa das laterais a preto, enquanto que no outro lado está inscrito o número de cada par - uma vez que esta edição é limitada e só vão ser comercializados 700 pares. Mas as novidades não ficam por aqui: cada par vem acompanhado de uma reinterpretação da emblemática Bowling Bag da Prada, que nesta colaboração nos leva até aos anos 2000 e nos lembra uma gym bag.
É já no dia 4 de dezembro que esta colaboração vai comerçar a ser comercializada e, além das lojas online da Prada e da Adidas, estes ténis vão estar em 19 lojas selecionadas da Prada, em cidades como Milão, Nova Iorque, Los Angeles, Munique, Zurique e Miami.
Notícia original (08/11/2019):
Na manhã de dia 7 de novembro, a Prada publicou uma imagem no Instagram onde se via o icónico saco de papel branco da marca com duas caixas de ténis da Adidas, à espreita, dentro do mesmo. A descrição, #Pradaforadidas, não demorou a deixar a Internet num alvoroço (particularmente a comunidade online de sneakerheads que tem vindo a alimentar rumores de uma possível colaboração entre as duas marcas). E, como seria de esperar, os comentários e gostos também não demoraram a aparecer.
Da frustração de não existir "nada no link na bio" aos muitos emojis do grito, passando pelo aparecimento do nickname Pradidas, a antecipação está mais elevada do que nunca. Num pé está o bastião do luxo italiano, cujos sapatos custam cerca de 600 euros. No outro, a super marca Millennial, cujos ténis custam certa de 60 euros.
Mas deveríamos estar assim tão surpreendidos com esta Pradidas? Talvez não. A Vogue reuniu quatro pistas sobre a colaboração mais aguardada de 2019 que estiveram, desde sempre, baixo do nosso nariz.
Os ténis Cloudbust da Prada são um fenómeno - como é que se supera isso?
De Bella Hadid a A$AP Rocky, são poucos os nomes que não usaram os Cloudbust - um modelo futurista que provou ser um sucesso online imediato. Na verdade, o sucesso foi tanto que, em 2018, o Hypebeast preveu que os ténis da Prada iriam derrubar os Triple S da Balenciaga e tornar-se reis do street style. Para além disso, os Cloudbust foram, seguramente, o primeiro modelo verdadeiramente genderless da marca italiana. E ninguém precisava de se perder nos intermináveis vídeos de unboxing que existem no YouTube para perceber que a comunidade masculina de sneakerheads estava a comprar os estilos femininos em massa. A razão? O appeal do cor de rosa semelhante a algodão doce - um tom que, só por si, é sinónimo da própria Miuccia Prada. Mas deixamos que um trainer-influencer tenha a última palavra: "O cor de rosa é mesmo dope e salta mesmo à vista. Na minha opinião, é isso que faz aqueles ténis."
As ligações high fashion da Adidas
Ao longo dos anos, a Adidas tem vindo a confiar em diversos nomes influentes da indústria da Moda para criar alguns dos seus modelos mais cool. Adidas by Raf Simons deu-nos o Ozweego. Stella McCartney emprestou o seu nome a uma linha completa de sportswear. Kanye West apresentou os Yeezy Desert Rat 500 - dando a todos aqueles que já tinham demasiados ténis a desculpa perfeita para comprar só mais um par. Isto tudo sem esquecer o facto de que alguns dos nomes mais influentes da indústria usam Adidas, nomeadamente Phoebe Philo, o melhor selo de aprovação de todos os tempos.
Miuccia Prada não é estranha ao sportswear
Duas palavras: Linea Rossa. Ou, se lhe preferir chamar, a linha irmã da Prada, com uma estética baseada na cultura sportswear dos anos 90, que desapareceu durante os anos 2000 e ressurgiu no ano passado. A campanha de relançamento ficou a cargo da stylist Lotta Volkova, e a comunidade obcecada com os drops não ficou indiferente a este regresso. Não é por acaso que a marca italiana define a Linea Rossa como uma linha "intrinsecamente ligada à identidade da Prada e à sua vontade de elevar o industrial e o funcional para criar uma nova geração de luxo moderno."
A importância dos Millennials
A Casa italiana não tem virado os olhos ao lucro que os Millennials representam (seja com clubes privados ou nomes influentes como Selena Gomez, Ansel Elgort, Ella Balinska e Luka Sabbat, mas os Millennials também encontraram a Prada. É raro ver Dua Lipa sem os seus ténis Pegasus, mas se dúvidas restassem que a nova geração está rendida aos encantos da marca, basta olhar para o coordenado de Frank Ocean na Met Gala deste ano - um look perfeito para uma geração que estabelece as suas próprias regras quando o tema é dress codes e que, muito provavelmente, não se conforma com as interpretações tradicionais de cocktail ou black-tie.