Piccioli estabeleceu um standard para a Valentino que, coleção após coleção, continua a elevar.
Piccioli estabeleceu um standard para a Valentino que, coleção após coleção, continua a elevar.
Numa coleção intitulada de The Beginning, o designer Pierpaolo Piccioli deu-nos Valentino clássico, com os icónicos headpieces e genial color blocking. A coleção é descrita no comunicado da Valentino como baseada na “ideia que torna central aquilo que anteriormente era periférico, tornando em protagonistas aqueles que nem personagens secundárias eram.”
A coleção abriu com um look memorável, um vestido composto inteiramente por rosas vermelhas tridimensionais, flores que se encontram um pouco por toda a coleção, quer seja em fivelas de sapatos, broches ou até mesmo nas ancas e busto de um look. A intencionalidade de Piccioli quando se trata de cor é admirável, instrumentalizando a sua paleta cromática para fins narrativos fantásticos. Como exemplo, a sua primeira coleção virtual, em virtude da pandemia infernal, não teve nenhuma cor, quase toda num tom de branco puro. À medida que as restrições se levantaram, Piccioli reintroduziu cor nas suas coleções, ainda que gradualmente. E não há como esquecer o Pink PP, uma cor criada por Pierpaolo, que totalizou a sua última coleção de ready to wear. Esta abordagem não é da pura invenção do designer, segue aliás o ADN da Valentino que, anteriormente ao rosa, era conhecida por um vermelho vibrante.
O color blocking de Piccioli permanece prodigioso, misturando roxo escuro com verdes vibrantes, azul turquesa com vermelhos de forma fluida, quase orgânica. As silhuetas dramáticas, uso de penas e a ornamentação feita com cristais estavam todas presentes, como já é uma tradição do designer italiano, que se mantém fiel aos códigos clássicos de Alta-Costura. Fora estes elementos, já reconhecíveis como prediletos do designer, destacam-se as flores e padrões florais. Talvez como o derradeiro sinal de um novo começo, a coleção de Alta-Costura outono/inverno 2022 da Valentino está repleta de simbolismos que procuram, como a marca declara, “expandir o ideal de beleza.”
Most popular

Será que o cabelo retém traumas? A explicação psicológica do porquê de um corte de cabelo ser transformador após o fim de uma relação
18 Feb 2025

Relacionados



 (3).png)